Retiro Anual da Comunidade Salesiana de Mirandela

Cumprindo as recomendações recebidas do Provincial, próprias deste tempo de pandemia, a Comunidade Salesiana de Mirandela realizou o seu Retiro Espiritual Anual deslocando-se ao Convento Mariano de Balsamão.

O grupo de oito salesianos, conduzidos pelo Irmão Paulo Canto na carrinha Ford Transit da Fundação Salesianos, partiu da Casa Salesiana já com espírito de retiro, às 17.15 horas do dia 28 de junho, depois do trabalho pastoral dominical. Após terem sido recebidos e instalados pelo Irmão Mariano responsável, os retirantes iniciaram às 18.30 horas, com a oração do Terço do Rosário, Vésperas e «boa-noite», tendo sido nesta ocasião apresentado e aprovado o horário para estes dias de retiro, usando como modelo o horário diário do retiro anual. Após o jantar, a Comunidade rezou, às 21 horas, a oração de Completas.

O dia 29 teve início com a oração de Laudes e meditação; após o pequeno-almoço, às 10 horas houve a conferência pronunciada pelo experiente conferencista e Diretor, Pe. João de Brito; às 11.30 horas foi celebrada uma hora de oração e adoração do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; de tarde, às 16 horas, nova conferência pronunciada pelo mesmo conferencista da manhã; às 18.30 horas houve oração de Vésperas; às 21 horas os retirantes rezaram a oração do Terço do Rosário, Completas e «boa-noite».

No dia 30 repetiu-se o mesmo esquema da manhã do dia anterior, com o pormenor de no tempo de adoração se terem inserido as tradicionais confissões, com dois Padres Marianos como confessores convidados para o efeito. O retiro terminou com a concelebração eucarística das 19 horas, já na Igreja de S. João Bosco de Mirandela e com a presença do povo de Deus, tendo sido recordados, como é tradição no retiro anual, todos os Irmãos Salesianos já falecidos.

Leia também  Certificado de excelência para as Catacumbas de São Calisto

De salientar o fraterno e sereno acolhimento que os Irmãos Marianos proporcionaram nas instalações do seu Convento restaurado, inserido numa bela e silenciosa paisagem envolvente, aos irmãos da Comunidade Salesiana de Mirandela, cumprindo todas as normas do tempo de pandemia, com o pormenor familiar de termos sido servidos à mesa por um Irmão Mariano, o Pe. Pedro.

Artigos Relacionados