Primeiro Ciclo em Mogofores: a concretização de um sonho

“Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce…” A família de Mogofores está a crescer, agora com o 1.º Ciclo como parte integrante desta casa.  

A citação de Fernando Pessoa ilustra tão bem o nosso sentimento perante este projeto que abraçámos no presente ano letivo.

Estes dois primeiros meses, têm sido vividos com a alegria e o entusiasmo de quem acolhe um novo membro na família. Este clima tem sido vivido e sentido em toda a nossa casa por aprendentes, pais, professores, colaboradores e comunidade salesiana, num espírito de apoio, apadrinhamento, carinho, interajuda e orientação. Mais do que um projeto, é a concretização de um sonho de alguns, mas vivido em pleno por todos.

Assim, o 1.º Ciclo desenvolve-se em torno de uma antropologia entusiástica, entregue à missão de amar, de aprender e de criar – “Escuta. E Levanta-te!”. Procuramos amar e desafiar as nossas crianças a desenvolver, ao máximo possível, todas as suas potencialidades, todas as suas sementes de talento e de virtudes. E, como só assim podia ser, trabalhamos numa lógica de projeto, numa lógica de trabalho de grupo colaborativo e cooperativo, onde a palavra de ordem é o amor fraterno, onde a tristeza de um é a tristeza de todos, onde o sucesso de um é o sucesso de todos.

Em diálogo constante com os pais, procuramos construir crianças cada vez mais autónomas, interventivas no seu processo de ensino e aprendizagem, construtoras dos seus saberes e disponíveis para colaborar com os outros na construção dos saberes umas das outras. Diariamente, as nossas decisões são tomadas com amor e por amor, procurando estimular o pensamento crítico e avaliando de forma construtiva, dinâmica e encorajadora. Queremos as crianças certas para um mundo certo!

Artigos Relacionados