Paróquia de Mogofores propõe Catequese Familiar

Foi lançado no início do ano pastoral, na paróquia de Mogofores, um projeto pastoral inovador: catequese familiar.

Rompendo com tradições culturais e catequéticas muito arreigadas e que têm desertificado a Igreja, enquanto comunidade cristã, o projeto catequese familiar está a ser implementado com dinâmicas de aprendizagem partilhada do Projeto Sofia.

Felizmente, a proposta foi muito bem aceite, pelos paroquianos, sendo que as expetativas são muito animadoras. Presentemente, mais de 100 pessoas participam todos os domingos na catequese, isto é, Eucaristia e ensinamento.

Aos pais, que foram inscrever os filhos na catequese, foi-lhes dito que só o podiam fazer se se comprometessem a participar com eles na Eucaristia e no ensinamento que se lhe seguia, visto que a Igreja é uma comunidade de crentes e a catequese é para todos no sentido de apoiar e fortalecer a comunidade. E, contrariamente ao que se podia esperar, os pais aceitaram de muito bom grado a proposta e a sua adesão e perseverança tem excedido, em muito, as expectativas do pároco, responsável por tão estimulante iniciativa.

Assim, quantificando, 37 famílias (pais e filhos) participam na Eucaristia dominical das 10h00 e, logo a seguir, no que se convencionou chamar “ensinamento”, no espaço maior do Centro paroquial e de cultura.

Semanalmente, são-lhes enviados, por mail, subsídios e sugestões para poderem expandir em casa, durante a semana, a catequese dominical. E, assim, de uma maneira simples e eficaz as periferias são atingidas e os meios tecnológicos postos ao serviço do crescimento do Reino.

Artigos Relacionados