Paróquia da Calheta recebe festa dos Antigos Alunos

Na Madeira, os Antigos Alunos celebraram a Solenidade de São João Bosco. Como é hábito, a Paróquia da Calheta recebe festa dos Antigos Alunos.

Como tem vindo a acontecer desde há alguns anos, no passado domingo, 28 de janeiro, um grupo de Antigos Alunos dos Salesianos do Funchal reuniu-se na igreja paroquial da Atouguia, na Calheta, Madeira, para celebrar São João Bosco. Esta é uma iniciativa do Centro dos Antigos Alunos Salesianos da Madeira, que conta com o apoio e empenho de um grupo de antigos alunos da localidade e com a alegria e a alma do pároco local, Pe. Silvano Gonçalves, na concretização do evento.

Celebraram a Eucaristia o Pe. José Jorge, diretor dos Salesianos Funchal, o Pe. Gonçalo Manuel, pastoralista, e o pároco da Atouguia.

A razão do encontro se fazer nesta paróquia é ser a única – além da igreja dos Salesianos, no Funchal – onde existe uma imagem de D. Bosco, além de o Pe. Silvano ser um apaixonado por D. Bosco e pela sua obra.

Do programa da festa constava a missa e um almoço-convívio entre antigos alunos, elementos da comunidade salesiana e paroquianos. Os Antigos Alunos foram surpreendidos com um aditamento, uma inovação: uma procissão em redor da igreja, tendo o andor, com a imagem de São João Bosco, sido transportado por quatro Antigos Alunos. Foi bonito e comovente.

Cerca de uma centena de pessoas, sendo que metade tinha ligação aos salesianos (antigos alunos e esposas/companheiras), participou na celebração eucarística.

Já a terminar o almoço, cantou-se o “Alerta, alerta, alerta está…” com convicção e em uníssono. No fim, gritou-se a uma só voz: Viva D. Bosco.

Artigos Relacionados