Ordenado novo sacerdote salesiano

Sábado, dia 5 de junho, pelas 11 horas, foi ordenado sacerdote Diogo Almeida, Salesiano de Dom Bosco, por D. Joaquim Mendes, na Paróquia do Estoril.

Este fim de semana toda a Família Salesiana celebrou e congratulou-se com a ordenação de Diogo Gomes de Almeida, integrando assim o presbitério da Província Portuguesa Salesiana. A celebração decorreu na igreja de Nossa Senhora da Boa Nova, pertencente à paróquia do Estoril, onde se encontra a comunidade salesiana da qual o Pe. Diogo Almeida faz parte.

Na celebração de ordenação, D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, ressaltou a importância da vocação como uma eleição de Deus segundo o amor: “A vocação é uma questão de amor. E quanto maior for a missão que está confiada, mais amor exige”, assim se referia à passagem evangélica do Primado de Pedro, em que este confessava o seu amor incondicional pelo Senhor Jesus.

Antecedeu a cerimónia de ordenação uma Vigília de Oração, na sexta-feira, dia 4 de junho, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, do Estoril. O ambiente e alinhamento da celebração permitiu a comunidade rezar pelo Diogo e também pelo surgimento de novas vocações.

Sob a citação evangélica “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 15), toda a vivência das celebrações foi inspirada pela imagem do “pastor segundo o coração de Cristo e de São João Bosco”.

Também a 5 de junho de 1841, São João Bosco foi ordenado sacerdote. Nesta feliz coincidência, D. Joaquim Mendes apelou a que a missão do Pe. Diogo Almeida se fundamente em “ser sinal e portador do amor de Deus aos jovens”.

Diogo Gomes de Almeida

Filho de Carlos Alberto Lopes de Almeida e de Maria dos Anjos Gomes Botelho de Almeida, Diogo Gomes de Almeida nasceu a 29 de outubro de 1992 em S. Martinho – Peva – Moimenta da Beira, pertencente à diocese de Lamego. Foi batizado a 12 de janeiro de 1993 na paróquia de Peva, e crismado no mesmo lugar a 30 de abril de 2006. Depois do tempo de aspirantado à vida salesiana, feito no Colégio dos Órfãos do Porto, fez o pré-noviciado também no Porto na casa salesiana Imaculada Conceição. Depois do ano de noviciado em Espanha, em Granada, fez a primeira Profissão Religiosa com votos temporários a 16 de agosto de 2012. Seguiram-se os estudos de Filosofia, durante três anos (2012-2015), no Instituto Superior de Teologia de Évora, e fazendo parte da comunidade salesiana daquela localidade. Os dois anos de tirocínio (2015-2017) passou-os na Escola Salesiana do Funchal, após os quais rumou a Roma para os estudos de Teologia (2017-2020) na Universidade Pontifícia Salesiana, inserido na “Comunità Salesiana Teologi”. Durante a sua permanência em Roma, foi instituído no ministério do Leitorado a 6 de maio de 2018, e do Acolitado a 12 de maio de 2019, e foi admitido à Profissão Perpétua, tendo emitido os votos no Porto a 14 de julho de 2018. A 20 de junho de 2020 foi ordenado Diácono, em Roma, por D. Guerino di Tora, Bispo Titular de Zuri e Auxiliar na diocese de Roma. Finalmente, no presente ano 2020-2021 frequentou o “Ano Pastoral” no Seminário Maior dos Olivais e exerceu o seu múnus diaconal coordenando a catequese e as outras vertentes da pastoral nos Salesianos do Estoril.

Leia também  Cinquenta anos de sacerdócio do Pe. Joaquim Teixeira

Artigos Relacionados