Ordenação diaconal de João Ensina: a vocação vivida no meio dos jovens

Teve lugar, no passado dia 12 de julho, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, nos Salesianos de Lisboa, a Ordenação diaconal de João Ensina, sdb. A celebração, que foi presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar Emérito de Lisboa, reuniu familiares, amigos, jovens e membros da congregação salesiana, num ambiente de fé, alegria e comunhão.

A ordenação diaconal é um momento marcante na vida de quem se consagra ao serviço da Igreja. É um “sim” que ganha forma pública, um compromisso de amor vivido no serviço, na proclamação da Palavra e na caridade. No passado sábado, dia 12 de julho, a Igreja de Nossa Senhora Auxiliador, encheu-se de alegria para acolher esse “sim” de João Ensina, sdb, que foi ordenado Diácono.

Na Eucaristia, que foi animada pela orquestra e coro do Musicentro de Lisboa, D. Joaquim Mendes, o presidente da celebração, recordou, antes de tudo, que uma ordenação é “um dom de Deus à Igreja”. “Estamos juntos para celebrar o dom da fidelidade à Sua Igreja que continua a abençoar com novos ministros para o anúncio do Reino dos Céus e para o serviço ao Povo Santo, especialmente aos jovens”, sublinhou.

Inspirando-se no lema escolhido por João Ensina para a sua ordenação – “Irás aonde Eu te enviar” (Jer 1, 7) –, D. Joaquim Mendes destacou a exigência e a beleza da disponibilidade como traço essencial da vocação cristã. Nas palavras do Bispo Auxiliar Emérito de Lisboa, João Ensina, como Salesiano, “é chamado a estar sempre pronto a servir os jovens, especialmente os mais pobres, com espírito de fé, caridade pastoral e entrega total”.

Falando sobre o ministério diaconal, lembrou que este é um “ministério da Palavra e da Liturgia, mas também, e sobretudo, da Caridade”. “O Diácono serve no altar da Liturgia e imola-se no altar do serviço, como contemplamos no próprio Jesus, Palavra e Sacramento da Caridade do Pai”, concluiu.

O novo Diácono dirigiu, também, algumas palavras aos presentes: “agora é o momento de dar graças, de agradecer a Deus pelas maravilhas que Ele insiste em fazer em mim”.

Recordando a sua caminhada vocacional, agradeceu à família, às comunidades por onde passou, aos jovens e aos educadores que sempre o acompanharam. Agradeceu de modo especial aos jovens, com quem partilha o dia a dia e a missão: “Continuem a ser a razão do meu sim a Deus. Estou aqui para vos servir.”

As palavras do Provincial dos Salesianos, Pe. Tarcízio Morais concluíram a celebração. Na sua intervenção, recordou que o diaconado é uma missão de serviço que não tem limites: “que esta escuta da Palavra seja sempre acompanhada da atenção aos mais pobres e aos que mais precisam. Que esta alegria e este serviço se tornem uma entrega sem fim”.

Caminho feito de entrega

João Luís Cunha Ensina é natural de Campo Maior, no distrito de Portalegre. Estudou na sua terra natal até ao ensino secundário e no Conservatório Regional de Música de Portalegre.

Iniciou os estudos teológicos no Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) e especializou-se em Ciências Religiosas na Universidade Católica, como docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Durante alguns anos, foi professor em escolas públicas de Évora e Portalegre, membro do Departamento da Pastoral Juvenil da Arquidiocese e dirigente do Corpo Nacional de Escutas.

Após uma experiência vocacional na comunidade salesiana de Évora, iniciou o pré-noviciado no Estoril. A 28 de janeiro de 2018 fez a sua profissão religiosa como Salesiano de Dom Bosco, em Genzano – Roma.

Viveu na comunidade salesiana de São Tarcísio, em Roma, onde concluiu a licenciatura em Teologia com especialização em Pastoral Juvenil, na Universidade Pontifícia Salesiana.

Depois de ter estado em Roma, passou por várias casas salesianas: Mirandela, Mogofores (onde foi Diretor Pedagógico e Coordenador de Pastoral) e, mais recentemente, nos Salesianos do Porto.

A 8 de julho de 2023 fez a Profissão Perpétua, no Estoril.

João Ensina é o atual Coordenador de Pastoral dos Salesianos de Lisboa, onde continua a viver o seu “sim” com alegria e dedicação.

Artigos Relacionados