Novena a Maria Auxiliadora de 15 a 23 de maio

Este ano a tradicional Novena a Maria Auxiliadora, de 15 a 23 de maio, ganha um significado muito especial vista a emergência sanitária provocada pela propagação do novo coronavírus que, há alguns meses, vem flagelando toda a humanidade.

Inspiramo-nos na antífona mariana que percorre toda a Basílica de Maria Auxiliadora de Turim escrita por entre os capitéis dos pilares e a cornija com letras garrafais:

“SANCTA MARIA, succurre miseris, iuva pusillanimes, refove flebiles, ora pro populo, interveni pro clero, intercede pro devoto femineo sexu. Sentiant omnes peccatores tuum iuvamen, quicumque tuum sanctum implorant auxilium”. (Ó Santa Maria, socorre os míseros, alenta os pusilânimes, reanima os débeis, reza pelo povo, assiste o clero, intercede pelas mulheres. Experimentem todos os pecadores o teu auxílio e também os que imploram a tua santa ajuda.)

Cada dia, após um breve comentário a cada invocação, seguir-se-á o testemunho de uma figura de santidade da nossa Família Salesiana, que viveu em tempos de epidemia.

Será em seguida indicado um propósito ou empenho para viver durante o dia, encerrando com o Ato de Entrega especial a Maria Auxiliadora e renovando com o coração de Dom Bosco a nossa confiança em Maria Santíssima, nesta hora não só de grande provação e sofrimento mas também de densa solidariedade, Fé e Esperança.

A novena será publicada a partir do dia 15 de maio no Facebook da ANS, Agência de Notícias Salesiana, e partilhada no Facebook dos Salesianos em Portugal.

A Festa de Maria Auxiliadora é celebrada a 24 de maio. A data foi fixada pelo Papa Pio VII em memória da sua chegada a Roma a 24 de maio de 1814, após o exílio imposto por Napoleão Bonaparte, em Fontainebleau.
Inicialmente a festa limitava-se à Igreja de Roma, mas foi logo assumida pelas Dioceses toscanas (1816) e, a seguir, estendida a toda a Igreja Católica. A difusão da devoção a Maria Auxiliadora, ou Nossa Senhora Auxiliadora, é atribuída a São João Bosco, que a escolheu como Padroeira principal da Família Salesiana e das suas Obras.

Leia também  Efeméride: 150 anos a caminhar com Madre Mazzarello

Artigos Relacionados