Mirandela acolheu 25.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos com a maior participação de sempre

  Fundação Salesianos, | mai 09, 2018 Durante cinco dias, 1650 atletas das várias presenças dos Salesianos em Portugal continental, ilha da Madeira e Cabo Verde, das Filhas de Maria Auxiliadora e de associações desportivas ligadas às obras dos Salesianos, competiram em sete modalidades desportivas.

De 27 de abril a 1 de maio de 2018 decorreu nos Salesianos de Mirandela a 25.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos que levou à cidade transmontana de Mirandela cerca de três mil pessoas: 1650 participantes, mil familiares e amigos e envolveu mais de 300 voluntários. Foi a maior participação de sempre e pela primeira vez a cidade de Mirandela foi a anfitriã.

As competições desportivas ocorreram em diversos equipamentos desportivos espalhados pela cidade de Mirandela e pela vila de Torre de Dona Chama, em vários escalões, nas modalidades de futsal, basquetebol, voleibol, karaté, ténis de mesa, natação e xadrez. Os resultados estão disponíveis no site oficial da 25.ª edição dos JNS em www.jns.salesianos.pt.

O objetivo da realização dos Jogos Nacionais Salesianos é promover a formação integral das crianças e dos jovens, em harmonia com a intuição educativa de São João Bosco que via no desporto uma fonte de equilíbrio. Os Jogos Nacionais são também uma oportunidade de interação entre as diversas presenças salesianas fomentando as relações pessoais, o convívio, a partilha e a amizade.

O acolhimento da cidade de Mirandela e o apoio da autarquia notaram-se logo com o cortejo dos desportistas pelo centro da cidade até ao Parque do Império, cheio, que assistiu à apresentação das 14 delegações e ao espetáculo de abertura junto ao rio Tua. Na cerimónia de abertura dos Jogos Nacionais, no dia 27 à noite, estiveram presentes o Provincial dos Salesianos, Pe. José Aníbal Mendonça, o diretor dos Salesianos de Mirandela e responsável provincial para a área das obras e serviços sociais e voluntariado, Pe. Paulo Pinto, a Presidente de Câmara, Júlia Rodrigues, o Vice-Presidente, Orlando Pires, Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, muitos convidados, pais e encarregados de educação, os atletas e as equipas responsáveis que os acompanharam. 

Leia também  Juventude Atlântico Clube/Salesianos vence no torneio zonal de Infantis de Natação

No domingo, o frio e a chuva obrigaram a algumas alterações do programa. A Eucaristia, prevista para o Parque do Império, foi celebrada na igreja de S. João Bosco ao final da manhã de domingo, dia 29. Presidiu à Eucaristia o Bispo de Bragança, D. José Cordeiro, que no final sublinhou a importância da Eucaristia no programa dos Jogos Nacionais como elemento de maior vinculação do evento a Cristo e à Igreja.

Paralelamente, a organização proporcionou alguns momentos culturais, com animação de rua, visitas a vários monumentos e provas da gastronomia da região, e um arraial para as famílias, que permitiu o convívio entre os pais e encarregados de educação que se deslocaram a Mirandela para acompanhar os Jogos e os seus educandos, e entre os atletas das diferentes presenças.

Na sessão de encerramento dos XXV Jogos Nacionais Salesianos, na noite de dia 30, animada pelos músicos da banda de sopros de Mirandela Brass Band, foi anunciado que os próximos JNS serão organizados pelos Salesianos do Porto, pela primeira vez, na cidade do Porto.

No final, D. José Cordeiro dirigiu algumas palavras aos presentes no Parque Império para a festa de encerramento. “Gostaria de manifestar mais uma vez a alegria e a profunda gratidão de poder participar convosco nesta grande festa onde o jogo, o encontro, a amizade, a fraternidade interligam todas as casas salesianas”. Aludindo ao painel que decorava o fundo do palco, concluiu: “Para terminar, gostaria também de dar voz a esta frase: «Deus ama-te imensamente».

O Provincial conclui a sessão agradecendo à cidade de Mirandela e aos Salesianos de Mirandela a capacidade de organização de uma edição que superou os recordes de participação das edições anteriores dos Jogos Nacionais Salesianos. “Sentimos o vosso valor, o vosso orgulho, a vossa simpatia, a vossa disponibilidade, o vosso trabalho, o vosso sacrifício, a vossa fé”.

Leia também  Corrida Salesianos 2019: inscrições a 4 euros para alunos e colaboradores da Fundação Salesianos

Agência Ecclesia: Bispo de Bragança sublinha «valor do desporto» na formação humana dos jovens

Mensageiro de Bragança: Jogos Nacionais Salesianos bateram todos os recordes

Mais fotografias no Facebook dos JNS

Fotografias: Marco Gil

Artigos Relacionados