Lema do Reitor-Mor para 2023 apresentado em Fátima

O dia 21 de janeiro amanheceu chuvoso e com nevoeiro frio. No entanto, a afluência da Família Salesiana a Fátima e ao Auditório Paulo VI atingiu números que há muito não estávamos habituados a ver, com mais de 500 participantes de vários pontos do país.

Como sempre, o primeiro momento foi de encontro caloroso e fraterno entre participantes das diversas presenças dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora. Depois das palavras de acolhimento do Pe. Joaquim Taveira e da Irmã Fernanda Afonso, delegado e delegada da Família Salesiana, respetivamente, o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, orientou a oração da manhã.

De seguida teve lugar a tomada de posse da nova Direção de Federação Nacional dos Antigos Alunos de Dom Bosco, eleita em Assembleia Geral no final do mês de novembro, também em Fátima com a presença do Pe. Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, e do Delegado Nacional da Família Salesiana, Pe. Joaquim Taveira. O Presidente da Assembleia Geral da Federação, Guilhermino Pires, chamou ao palco os membros presentes da direção recém-eleita para a assinatura e respetiva promessa. O ato, breve, foi sublinhado com calorosa salva de palmas.

O programa da manhã, cuidadosamente estudado, teve três características importantes: simplicidade, beleza e profundidade. A Irmã Rosa Cândida Gomes, Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora, introduziu o vídeo de apresentação do Lema do Reitor-Mor para 2023, “Como fermento na família humana de hoje – A dimensão laical na Família de Dom Bosco”, ilustrado com vários exemplos da realidade atual da Família Salesiana no mundo.

Na sessão dedicada à dimensão laical da Família de Dom Bosco, Carla Cabral, psicóloga da Casa de Acolhimento Santa Ana das FMA de Setúbal, e Nuno Camelo, salesiano cooperador, deram o seu testemunho de serviço à missão salesiana, mostrando de que forma o leigo é fermento dentro da Família Salesiana. Maria Inês Cristóvão, jovem acólita de Mirandela e membro do Conselho Nacional do Movimento Juvenil Salesiano, explicou o impacto que o acompanhamento da animadora Manuela Casado teve na sua história de fé.

Seguiu-se um momento musical com a apresentação do vídeo da música para o tema deste ano pastoral “Levanta-te e celebra”, que foi composta pelo professor António Ferreira, docente dos Salesianos do Estoril.

Nuno Quaresma, membro da Equipa de Comunicação da Fundação Salesianos e autor da ilustração do cartaz do Lema deste ano, Valter Silva, Coordenador Nacional da Associação dos Salesianos Cooperadores, e Fabrício Lima, coordenador pastoral na obra salesiana de Mogofores, relataram a experiência vivida nas Jornadas de Espiritualidade de 12 a 15 de janeiro, em Turim.

O encontro terminou com a Eucaristia presidida pelo Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, e concelebrada pelos sacerdotes salesianos presentes, na Capela da Morte de Jesus da Basílica da Santíssima Trindade.

A apresentação do Lema do Reitor-Mor tem todos os anos uma adesão significativa da Família Salesiana. É esperado como um encontro de Família, impulsionador para a atividade pastoral e formativa que se realiza ao longo do ano nos diversos grupos e Centros. A partir dele, e com a bênção de Nossa Senhora, saberemos agora ser “Como fermento na família humana de hoje”.

Artigos Relacionados