“Jovens, afetividade e identidade”, CUSCo propõe percurso de formação para jovens universitários

No dia 20 de outubro iniciou-se no CUSCo – Centro Universitário Salesiano de Santo Condestável, em Lisboa, o percurso de formação para jovens universitários “Jovens, afetividade e identidade”.

Este percurso foi pensado como uma forma de ajudar os jovens universitários a integrarem na sua vida a dimensão afetiva e, através dela, poderem ser ajudados a descobrir e a formar a sua identidade.

Enquanto a sociedade continua a apresentar uma imagem de uma sexualidade desencarnada, há muitos jovens, talvez a maioria, que continua a perceber que a união sexual com outra pessoa envolve as dimensões mais profundas do ser humano.

Se há uns anos parecia quase inútil falar sobre temas como afetividade e a identidade, por serem áreas desenvolvidas no seio da família, a realidade é que hoje, com a pluralidade de opções que o mundo nos apresenta sobre a forma de orientar a vida, torna-se cada vez mais difícil descobrir quem somos, o que sentimos e como lidamos com o nosso “mundo interior”.

Esta primeira formação teve como título “Ama, e faz o que quiseres“, e teve dois grandes objetivos: analisar as profundas mudanças na forma como a sociedade começou a abordar as relações amorosas, desligando-as da comunidade, da verdade e de Deus; e perceber como, enquanto cristãos, podemos e devemos tentar voltar a “ligar” algumas dimensões fundamentais: o corpo como parte da nossa identidade, a sexualidade como parte duma entrega total relacional e a fecundidade como fruto da relação.

Artigos Relacionados