Jangadas apetrechadas no mar da incerteza

Responder à solicitação de escrever sobre os desafios do presente e objetivos/metas para o futuro das escolas salesianas é, desde logo, deixar claro que o futuro não é um estado que virá como algo caído do céu, que chega e que o vemos como uma aparição que se gera ex novo. Lembrar-nos-ia o escritor francês, Anatole France, que o futuro está oculto atrás dos homens que o fazem.

Como se fossem jangadas apetrechadas a navegar no mar da incerteza, as escolas salesianas trabalharam na construção de uma normalidade e estabilidade que, nos últimos meses, continuaram a ser abaladas pela conjuntura pandémica e que exigiu de todos muita flexibilidade mental e o consumo das nossas reservas de equilíbrio emocional. Tivemos que abrir mão de coisas que conhecíamos bem e a familiarizarmo-nos com o desconhecido, que tem vindo a normalizar-se, o que leva a que as nossas experiências passadas estejam a tornar-se referências menos fiáveis. Yuval Noah Harari, no seu livro “21 Lições para o Século XXI”, questiona “como viver num mundo em que a incerteza profunda não é um defeito do sistema, mas uma característica do próprio sistema?”

Contudo, este cenário permitiu confirmar que os desafios não nos tornam mais fracos, que as mudanças não nos destroem e que somos sempre capazes de nos reinventar. Permitiu colher evidências de que não mudamos quando todos nos sentimos preparados, mas sim quando somos desafiados para tal, quando o nosso instinto de sobrevivência fica aguçado e quando não encontramos possibilidade de nos mantermos na nossa zona de conforto, seguros e inocentemente confortáveis.

Nestes três primeiros meses do ano letivo 20/21, as nossas escolas experimentaram cenários mistos, continuando a recorrer às tecnologias e ferramentas digitais e a procurar questionarem-se sobre a qualidade e a profundidade das transformações que, entretanto, implementámos.

Leia também  Muhazi: Uma nova história no Ruanda

Este cenário pandémico fez eclodir a corrida às tecnologias e ferramentas digitais; fez-nos confrontar com o impacto das relações humanas de proximidade e do fator emocional nos processos de ensino e de aprendizagem; e, inevitavelmente, voltou a iluminar algumas questões universais em educação: qual é o papel dos educadores?; qual o papel dos alunos como protagonistas da sua aprendizagem?; qual o papel das famílias no apoio ao desenvolvimento; qual o papel das instituições educativas no processo de desenvolvimento integral das crianças e jovens?

Mas o que temos aprendido com esta situação?

  • Que para aprender necessitamos de estabelecer e manter vínculos emocionais;
  • Que acompanhar os alunos significa ocupar o seu espaço como referências de vida;
  • Que há necessidade de aprofundar aprendizagens essenciais em detrimento do cumprimento obsessivo dos programas curriculares;
  • Que avaliar é muito mais que classificar;
  • Que o desafio do educador é despertar curiosidade, despertar o interesse e orientar a descoberta do saber;
  • Que para aprender, o aluno precisa de ver um sentido e entender como aprende o que aprende; que deve retificar e melhorar o que aprendeu;
  • Que, em situações complexas atuar em equipa é mais eficaz que trabalhar isolado.

É aqui que entra a Proposta Educativa da Escola Salesiana. A Proposta Educativa tem de servir para antecipar o que poderão ser a nova normalidade e a nova presencialidade. Este documento pretende ser orientador, de pensamento pastoral convergente, que inspire a escola salesiana a ser capaz de se sintonizar plenamente com os adolescentes e os jovens de hoje e com o seu mundo, para os educar e evangelizar.

E onde estamos agora? Onde cabe agora a Proposta Educativa da Escola Salesiana?

A pandemia já trouxe a desejada “revolução educativa-pedagógica”?

O ensino a distância é o lugar onde queremos ficar? Onde queremos estar dentro de uns meses, ou um ano ou dois, cinco, dez?

Leia também  Réplica do módulo Columbus construída pelos Salesianos de Lisboa em exposição no Pavilhão do Conhecimento

Teremos de observar e tomar consciência do momento presente, pois não podemos responder apenas com ativismo. Não silenciemos a razão e o coração. É hora de transformar!

Mas como podemos aproveitar o caminho que estamos a fazer agora para avançar na transformação futura? E para onde podemos avançar?

É aqui que temos de mergulhar. A mudança não é um tema técnico, mas de projeto.

Há muito caminho a calcorrear e a estudar! Devemos avançar para não voltar para trás!

* Diretor Pedagógico dos Salesianos do Porto

Artigos Relacionados