Índia: Solidariedade e oração para enfrentar a pandemia

As infeções por Covid-19 na Índia continuam num nível crítico e preocupante. O número de novos casos subiu para mais de 400.000 por dia. Num distrito do estado de Madhya Pradesh, 99% dos peregrinos que se submeteram ao teste para detetar a doença, após terem regressado de um festival religioso hindu que atraiu mais de nove milhões de pessoas, tiveram resultado positivo. Também nos estados que tiveram eleições nas últimas semanas houve um claro aumento do número de infeções. O receio, portanto, é que o pico ainda não tenha sido alcançado.

Neste cenário de grande sofrimento e onde os recursos humanos parecem ser insuficientes, os salesianos permanecem fiéis ao lema do Reitor-Mor para esta situação de pandemia e “Movidos pela esperança” em Cristo, fazem tudo o que está a seu alcance em benefício do próximo e imploram a Deus o fim da pandemia.

A comunidade Salesiana de Nerul, que fica próxima de Navi Mumbai, Inspetoria de Mumbai (INB), deu início a diversas iniciativas para ajudar as pessoas necessitadas, em total segurança. Colocaram uma caixa frigorífica na calçada, na qual todos podem deixar comida e qualquer um pode servir-se. Este sistema beneficia as pessoas que perderam empregos e meios de subsistência, reduzindo ao mínimo os contatos.

Sempre com muita atenção e cuidado são também distribuídos alimentos às pessoas em quarentena que não têm ninguém para as ajudar senão os Salesianos e os seus colaboradores.

Estão ainda a ser feitos grandes esforços através de campanhas de informação, especialmente nesta fase, para divulgar alertas em instalações e opções de tratamento gratuito para pacientes infetados com Covid-19, disponíveis na cidade.

De forma a ser um “gerador de energia espiritual”, o centro “Don Bosco Nerul” envolveu mais de 70 pessoas numa iniciativa de Oração dedicada: uma hora por dia, entre as 9h e as 22h, cada pessoa, no silêncio da sua casa, oferece uma hora de oração ou meditação espiritual pelos pacientes da Covid-19 e por todas as pessoas que prestam cuidados. O Centro também distribuiu subsídios de reflexão sobre os diversos tipos de adoração.

Leia também  Espanha: Salesianos de La Almunia obtêm o selo de ouro de excelência empresarial

“Há pessoas que fazem tudo o que podem para comprar um reservatório de oxigénio, encontrar uma cama de hospital, medicamentos, alimentação ou mesmo vagas para cremar ou sepultar… São tantas as necessidades que, quando parece que não conseguimos fazer mais nada, só nos resta confiá-las a Deus”, dizem os Salesianos da obra Nerul.

Há que salientar, contudo, o bonito gesto de solidariedade salesiana entre inspetorias: a Visitadoria de Madagáscar, com várias obras missionárias a seu cargo, decidiu doar 15.000 euros aos Salesianos da Índia para ajudá-los na Emergência da Covid-19.

Faça o seu donativo para esta Emergência na Índia. Aceda a https://bit.ly/3m5hPgV e apoie a resposta de emergência que está a ser levada a cabo pelos Salesianos da índia, em prol das famílias afetadas pela Covid-19. Para mais informações, por favor, contacte missaodombosco@salesianos.pt.

Obrigada pela sua generosidade.

Artigos Relacionados