Funchal: Alunos salesianos no Parlamento Regional Jovem

O projeto Parlamento Jovem Regional é uma iniciativa promovida pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Madeira, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma, em que os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico participam num exercício de simulação do processo legislativo, com o objetivo de os incentivar para uma participação cívica e política mais ativa.

Os alunos Valéria Aguiar, Telmo Ribeiro e João Francisco Fernandes dos Salesianos do Funchal foram orientados para a participação neste projeto no Clube Europeu do colégio. Juntamente com os professores Hélder Cova, Ana Micaela Gomes e a psicóloga Idalécia Henriques, aos poucos prepararam um projeto de recomendação, sob o tema deste ano, “Segurança Social”.

Numa primeira fase, decorrida na escola, foi debatido o tema e desenrolou-se o processo eleitoral. A segunda fase consistiu numa reunião preparatória, via Zoom, no dia 18 de março, onde foram apresentados os projetos de todas as escolas.

O projeto dos Salesianos do Funchal foi o vencedor e seguiu para a fase seguinte, para a reunião de comissão. A aluna Valéria Aguiar foi eleita deputada para a terceira fase. Desta reunião o projeto aprovado inclui uma medida do projeto de recomendação dos Salesianos do Funchal, a medida 3, que segue para a última fase, sessão plenária.

Artigos Relacionados