Festa da Santidade Juvenil nos Salesianos de Lisboa

Aos alunos foi recordado que Deus tem uma palavra de Vida e de Beleza para cada um, um apelo à santidade que passa por ser de Deus, todo para os outros.

“Todos nascemos originais, não deixemos que nos tornemos em fotocópias”, esta mensagem dita pelo Venerável Carlo Acutis e recordada na Eucaristia da festa da Santidade Juvenil nos Salesianos de Lisboa não poderia fazer mais sentido num dia como este. A alegria, a música e a festa inundaram no dia 5 de novembro a igreja, os pátios, as salas de aula e todos os recantos.

Para os mais pequeninos do primeiro ano, a ida à Igreja, numa pequena celebração, foi o culminar de um dia cheio de atividades lúdicas e divertidas tão próprias da idade. Também os restantes alunos do 1.º ciclo tiveram direito a muita diversão nos jogos tradicionais, na ‘discoteca’ e nos diversos ateliês. Já para os alunos do 2.º ciclo o dia começou de uma forma também muita salesiana: jogos inter-turmas, de tabuleiro, de matemática, de letras e até a oportunidade de assistir a um filme. Depois disso, na Eucaristia, foi representada a sementeira e o crescimento de uma planta, tal como narrava a Parábola do Semeador. No caso dos alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano, a manhã desportiva e a Sociedade da Alegria marcaram os primeiros momentos deste dia de festa a que se seguiu a Eucaristia. No ensino secundário foi possível observar que as sementes lançadas à terra nos últimos anos já despontaram e foram eles os animadores dos mais pequeninos nas brincadeiras e na animação de pátio, dando o exemplo e agindo como verdadeiros protagonistas salesianos, mantendo uma bonita tradição da nossa escola.

Assim, na alegria da partilha da vida e da fé, se viveu mais uma linda festa na nossa escola.

Artigos Relacionados