Dalai Lama elogia livro sobre missionários do salesiano Pe. George Thirumalachalil

O Dalai Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos, elogiou livro do salesiano Pe. George Thirumalachalil sobre a história da Igreja Católica no Nepal, no Tibete e em alguns estados da Índia.

“Sua Santidade estava muito interessado em aprender sobre a história dos missionários no Tibete, suas viagens e as experiências perigosas que viveram ao cruzar esses territórios”, disse o secretário do Dalai Lama, Chhime R. Chhoekyapa, em e-mail endereçado ao Pe. Tomy Augustine, Diretor do Colégio Salesiano de Sonada, em Bengala Ocidental.

O livro, intitulado “The Cross on the Roof” (“A Cruz no Teto”), relata brevemente a história da Igreja Católica no Tibete e no Nepal e foi publicado pelo Instituto Salesiano de Sonada, em colaboração com a presença salesiana em Kathmandu, Nepal. Em particular, narra as expedições missionárias do século XVIII e a experiência de levar o Evangelho ao Tibete, centro tradicional do budismo, e ao Nepal, único reino hindu no mundo.

No Nepal foram abertas quatro estações missionárias, conduzidas pelos Franciscanos Capuchinhos, que lá permaneceram de 1715 a 1769.

Os salesianos iniciaram sua missão no Nepal muitos anos depois, em 1992. Contam hoje com 21 religiosos, de cinco Províncias indianas, e sete presenças. Os salesianos decidiram contribuir e difundir a literatura cristã no país. Por este motivo, o livro do Pe. George Thirumalachalil foi enviado ao Dalai Lama, que sempre se interessou pela história cristã.

De facto, como explica o secretário, o atual Dalai Lama visitou os locais simbólicos da atividade missionária cristã nessas regiões, como a cidade natal de Francesco Orazio della Penna (1680-1745), pioneiro missionário capuchinho no Tibete. Em 2005, por ocasião de uma exposição sobre a história dos missionários no Tibete, visitou também Rimini, na Itália, para visitar o mosteiro dos Capuchinhos.

O atual Dalai Lama também lembrou que as relações entre budistas e cristãos têm raízes antigas e recordou o contacto próximo de um de seus predecessores, o Dalai Lama VII (1708-1757), com o Papa Clemente XII (1652-1740). Por fim, o Secretário Chhime recordou a sua visita ao Instituto Salesiano de Sonada nos anos 1970, quando era aluno da “St Joseph’s School”, em North Point, Darjeeling

Artigos Relacionados

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.