Curiosidade: O Herói Português da Primeira Guerra Mundial

Um soldado português, Aníbal Augusto Milhais, avô do Pe. José Aníbal Mendonça, Provincial dos Salesianos, foi protagonista de uma resistência heroica.

Assinalaram-se recentemente os 100 anos da Batalha de La Lys, que se deu entre 7 e 29 de abril de 1918, no vale da ribeira de La Lys, na região da Flandres Francesa. Na madrugada de 9 de abril de 1918, oito divisões alemãs, com cerca de 100 mil homens e mais de mil peças de artilharia, avançaram sobre os 11 quilómetros onde estavam as forças portuguesas, constituídas por duas divisões e cerca de 20 mil homens. As forças portuguesas foram trucidadas, mas resistiram tempo suficiente para permitir aos aliados reforçar e suster a ofensiva. Os portugueses perderam praticamente metade das suas forças, e ficaram reduzidas a pouco mais de uma divisão tendo registado cerca de 1300 mortos, 4600 feridos, 2000 desaparecidos e mais de sete mil prisioneiros.

Um soldado português, Aníbal Augusto Milhais, avô do Pe. José Aníbal Mendonça, Provincial dos Salesianos, foi o protagonista de uma resistência heroica naquele dia.

A sua história foi contada agora no filme “Soldado Milhões”, que estreou no dia 12 de abril nas salas de cinema.

Artigos Relacionados