Coordenadores de Pastoral em comunhão

Dia 19 de outubro reuniu-se a equipa dos Coordenadores de Pastoral, aproveitando a plataforma “Zoom” para facilitar o encontro e a partilha sobre a agenda prevista.

Salientou-se a participação do Diácono Celestino Costa, recentemente chegado a S. Vicente, em Cabo Verde, para assumir a coordenação pastoral local, podendo, desta forma, participar e acompanhar os trabalhos da Província. Acompanhou a reunião o Pe. José Aníbal Mendonça, Provincial, que fez a delicadeza de estar presente algum tempo e de ter uma palavra fraterna e atenciosa sobre a missão da coordenação pastoral.

Após a oração inicial em contexto missionário, os trabalhos decorreram sob a orientação do delegado provincial de Pastoral Juvenil, Pe. Álvaro Lago, iniciando com uma avaliação das atividades pastorais de conclusão do ano transato e do tempo de verão. De seguida perspetivou-se o presente e o futuro deste novo ano educativo-pastoral, com um tempo de partilha dos planos pastorais locais. Percebeu-se, neste contexto em que nos encontramos de pandemia, que uma das preocupações é encontrar meios e formas para alcançar os objetivos propostos.

O momento que se seguiu foi de trabalho sobre algumas áreas da animação pastoral provincial, destacando nomeadamente a pastoral vocacional e a animação missionária e voluntariado.

Uma novidade neste encontro foi a participação momentânea de quatro jovens raparigas do secundário, das presenças de Manique, Setúbal e Arcozelo, que se ligaram para partilhar um projeto de protagonismo juvenil online que elas prepararam. Esta iniciativa surgiu depois da atividade “Verão MJS 2020”, e oferecerá a oportunidade a muitos outros jovens de estarem juntos, rezando, refletindo e fortalecendo o sentido de pertença ao Movimento Juvenil Salesiano.

Ainda de destacar a presença do jovem João Fialho, que lidera a equipa SYMinWYD (MJS na JMJ) de preparação Salesiana para as Jornadas Mundiais da Juventude, deixando algumas informações e apresentando uma proposta inovadora de participação ativa dos jovens das nossas presenças num caminho de envolvimento e preparação para este grande evento.

Leia também  Agrupamentos de escuteiros sediados em obras salesianas reuniram em Lisboa

Os trabalhos concluíram com uma aproximação muito oportuna, apresentada pelo Pe. Luís Almeida, à nova Encíclica Fratelli tutti, que enriqueceu a manhã e deixou alguns desafios à nossa animação e liderança pastoral provincial.

Artigos Relacionados