Concluídas as sessões do Conselho Geral, com mudanças e nomeações feitas pelo Reitor-Mor

No dia 8 de maio de 2020, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, e os Conselheiros concluíram as sessões de trabalho do Conselho Geral, com um grupo de Conselheiros fisicamente presentes na sede da Congregação em Roma e outros participantes à distância, a partir do Vietname, do México, do Brasil e de Espanha.

“No início das sessões do Primeiro Conselho Geral do ano 2020 com os novos Conselheiros, tivemos reuniões regulares”, disse o Reitor-Mor. “Primeiro, concluímos a formação permanente sob a orientação do Pe. Stefano Vanoli, Secretário, e do Pe. Pier Fausto Frisoli sobre questões jurídicas e o Vademecum do Conselho Geral”.

Durante este Conselho foram nomeados os seguintes sete provinciais:

  • Provincial da Argentina Norte: Pe. Horacio Barbieri;
  • Provincial do Brasil Belo Horizonte: Pe. Natale Vitali;
  • Provincial do México Guadalajara: Pe. Filiberto González;
  • Provincial da circunscrição especial Piemonte e Vale de Aosta: Pe. Leonardo Mancini;
  • Superior da Visitadoria “Maria Sede da Sabedoria” da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS): Pe. Maria Arokiam Kanaga;
  • Provincial do Norte da Polónia: Pe. Tadeusz Itrych;
  • Superior da Visitadoria África Tropical Equatorial: Pe. Roland Mintsa.

O Reitor-Mor também anunciou as novas funções de alguns dos Salesianos que integraram a equipa da sede de Roma nos últimos seis anos. O Padre Guillermo Basañes e o Padre Václav Klement foram nomeados pelo Reitor-Mor como Visitantes Extraordinários ad nutum e pro tempore.

O Padre Fabio Attard foi nomeado Chefe da Formação Contínua de Salesianos e Leigos na Europa. Pertencerá ao Centro Nacional de Pastoral Juvenil da Conferência das Províncias Salesianas de Itália (CISI) e responderá diretamente ao Reitor-Mor.

O Reitor-Mor agradeceu o serviço do Pe. Eusebio Muñoz, que ocupou até 2020 o cargo de Delegado da Família Salesiana, e nomeou-o Diretor da Procuradoria Salesiana em Madrid. Posteriormente, o Pe. Eusebio Muñoz assumirá o papel de Procurador da Procuradoria Missionária Salesiana em Madrid, Espanha.

Leia também  Boletim Salesiano analisa evolução dos assinantes

O Reitor-Mor também tornou pública a nomeação do Padre Joan Lluis Playá como Delegado Mundial do Reitor-Mor para a Família Salesiana. O Padre Playá continuará o seu trabalho como Assistente Espiritual das Voluntárias de Dom Bosco (VDB) e Voluntários com Dom Bosco (CDB).

No final da Boa Noite, o Reitor-Mor agradeceu ao Pe. Francesco Cereda pelo seu trabalho como Vigário, e informou que voltará à sua Província Emiliana Lombarda. O Pe. Timothy Ploch também regressará à sua província natal, nos Estados Unidos; o Pe. Raphael Jayapalan, antigo delegado mundial dos antigos alunos de Dom Bosco, partirá como missionário para o Sri Lanka; o Pe. Américo Chaquisse gozará de um período de formação permanente, enquanto o Pe. Tadeusz Rozmus fará parte da comunidade de Zurique. “A Congregação é grande, tem uma vitalidade enorme e são os Salesianos e os leigos que animam esta grande obra que faz o verdadeiro bem a milhares e milhares de jovens”, concluiu o Reitor-Mor.

Artigos Relacionados