Comunidade de Vida: Homenagem nos 50 anos de sacerdócio do Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro

O Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro foi homenageado nos 50 anos da sua ordenação sacerdotal.

No dia 15 de abril, nos Salesianos do Porto, decorreu uma homenagem ao Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro nos 50 anos da sua ordenação sacerdotal (30/04/1968). A homenagem partiu da Comunidade de Vida, grupo que nas décadas de 1970 e 1980 o Pe. Rocha liderou e inspirou para a criação de um conjunto de experiências de oração e de comunidade no Colégio dos Órfãos, inspirado por sua vez no movimento do Renovamento Carismático Católico. 

Para além dos membros da Comunidade de Vida, estiveram presentes outros convidados e salesianos, incluindo o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, e o Administrador Provincial, Orlando Camacho.

“Batizou aquele projeto, tão singular à época, de Comunidade de Vida, ou CODEVI, sua abreviatura, e que carinhosamente passou a ser a designação preferida de todos”, explica Fernando Ramos no prefácio do livro que foi apresentado na mesma ocasião: “COMUNIDADE DE VIDA – ORAÇÃO, MÍSTICA E EVANGELIZAÇÃO”, da autoria da CODEVI e do Pe. Jerónimo Rocha Monteiro.  O livro, que conta a história de como surgiu esta comunidade e que recolhe muitos testemunhos de membros da CODEVI, é dedicado “a todos quantos viveram e partilharam o espírito CODEVI” e “ao Pe. Jerónimo da Rocha Monteiro, pelos 50 anos de sacerdócio”.

O Provincial partilhou com alguns salesianos a mensagem de agradecimento de José Fernando Ferreira, antigo aluno dos Salesianos do Porto e membro da CODEVI: «Não sei que palavras hei de escrever para demonstrar a nossa alegria, a nossa gratidão pelo último fim de semana, pela ‘homenagem’ que fomos capazes de fazer ao nosso amigo comum. […] 
A Comunidade de Vida sempre se sentiu como parte dos Salesianos. 
Embora já o tenha feito por telefone ao Diretor, Pe. João Ramos, quero mencionar a total abertura que tivemos por parte dos Salesianos – Porto, [de funcionários, e do Dr. Orlando], para que tudo fosse disponibilizado para o êxito deste fim de semana. […] Aceite a nossa gratidão, com a certeza que a Comunidade de Vida se sente Salesiana. […]»

Leia também  Salesianos de Évora oferecem refeições e ajudas e reabrem bazar solidário

“Partilho convosco esta carta que recebi, pois os agradecimentos aqui manifestados são sobretudo para vós”, explicou o Provincial. “E aproveito o ensejo para manifestar a minha admiração e gratidão, também em nome da nossa Província, pela forma como criastes todas as condições para que este nosso irmão Pe. Rocha fosse devidamente homenageado, para imensa alegria sua e daqueles que prepararam e estiveram presentes, sobretudo os membros da Comunidade de Vida. Vale a pena valorizarmos e apoiarmos estas iniciativas que põem em evidência os nossos irmãos salesianos. Bem hajam!”

Artigos Relacionados