“Como a Escola Salesiana de Évora se adaptou ao ensino à distância”

Perante a pandemia que vivemos, o ensino foi uma das áreas que sofreu profundas alterações. Dos alunos mais novos aos mais velhos, passando pelos professores e pelas famílias, foi preciso reinventar os métodos para promover a aprendizagem durante estes últimos meses.

Agora que o final do ano letivo se aproxima, já é possível ter uma ideia de como foi possível gerir as aulas à distância. Entre prós e contras, a instituição Salesianos de Évora – Colégio dá a conhecer um pouco do trabalho desenvolvido neste âmbito.

“Num momento de exceção como o que vivemos em março, os Salesianos de Évora reiteram o seu compromisso com o alicerce educativo e pastoral da sua ação educativa”, frisou a Direção, assegurando que “reorganizámo-nos no modo de dar continuidade à nossa ação, recorrendo à capacidade de flexibilização e adaptação face às exigências das circunstâncias ao nível pedagógico, didático e tecnológico”.

Garantiu que “face aos requisitos impostos por tão abrupta mudança de paradigma, e com a finalidade de garantir junto dos alunos a qualidade de ensino, a escola definiu vários objetivos estratégicos, como reformular o plano curricular da escola, definir o seu modelo de ensino à distância e capacitar os emissores e recetores do processo de ensino e de aprendizagem”.

A Direção evidenciou ainda que, “sempre que possível e adaptado à nova realidade, pretendeu-se asseverar o cumprimento dos objetivos estabelecidos, nomeadamente continuar a assegurar o processo educativo pastoral dos alunos e garantir o acompanhamento letivo diário e semanal dos alunos, pelos seus respetivos educadores salesianos, no seu processo de formação integral nas dimensões académica, humana e espiritual”.

Outros objetivos realçados foram “promover nos alunos o estímulo, o ritmo da aprendizagem e o desenvolvimento de competências; manter os apoios especializados no âmbito da educação inclusiva, continuando a respeitar diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos; ou dar continuidade à relação entre professores, alunos e turma, bem como o contacto com os pais e encarregados de educação”.

Leia também  JMJ: Encontro SYMinWYD em 2023 terá “mais um intenso ano de trabalho e oração”

Para a Direção, “o plano de ensino à distância traçado constituiu-se um instrumento dinâmico, de modo a encontrar as respostas mais adequadas e potenciadoras, não só do sucesso educativo dos alunos, como da sua formação integral”.

Acrescentou ainda que “a mobilização, o envolvimento e a dedicação da comunidade educativa assumiram a alavanca diferenciadora e distintiva para a continuidade do exercício da missão educativa nos Salesianos de Évora – Colégio”.

Todo este processo do ensino à distância implicou, como é natural, algumas dificuldades. “A falta de contacto direto com os alunos, educadores salesianos, pais e encarregados de educação”, foi uma delas.

A par disso, “o trabalho de equipa entre os vários intervenientes do processo educativo ficou mais limitado, por as reuniões através das plataformas digitais não terem a mesma eficácia na resolução dos desafios”.

Há ainda a apontar “o facto de o professor não poder dar acompanhamento presencial aos alunos, apoiando nas dificuldades específicas de cada um”.

Do lado do aluno, a Direção do colégio considerou que “esta modalidade de ensino exige uma maior motivação, organização e sentido de responsabilidade”, mencionando que “é necessário uma melhor gestão de tempo, do horário das sessões síncronas e assíncronas, dando resposta ao cumprimento das tarefas propostas por cada professor de cada disciplina”.

Quanto a vantagens, há também algumas, como “aumentar a autonomia e independência dos alunos ou aplicar novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, motivando e enriquecendo os alunos”.

A Escola referiu ainda que “esta modalidade de ensino desenvolve novas competências nos alunos e educadores ao nível da utilização das plataformas e recursos digitais”.

Em relação à reabertura da creche, do jardim-de-infância e das aulas para os 11.º e 12.º anos, foi explicado que “a escola enviou, atempadamente, o Plano de Reabertura destas valências para que as crianças, alunos, pais e encarregados de educação estivessem informados sobre a nova ‘normalidade’ nesta modalidade de ensino”. Na opinião da Direção, “a reabertura está a decorrer com normalidade e tranquilidade por parte de todos os intervenientes”.

Leia também  Salesianos criam parceria com Continente Modelo de Mirandela

Na perspetiva da Direção da Escola Salesiana de Évora, um dos ensinamentos que podermos retirar da realidade que temos vivido é “a importância de sabermos adaptarmo-nos às novidades”, lembrando que “aprendemos uma nova forma de trabalhar, vivemos mais unidos em família e tornámo-nos mais solidários com os outros”.

Fonte: Diário do Sul/Marina Pardal

Artigos Relacionados