Brasil: Jovens xavantes recebem Sacramentos em Campinápolis

O Bispo da Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga, no estado do Mato Grosso, no Brasil, presidiu às celebrações de Batismo, Primeira Comunhão e Crisma.

O Bispo de Primavera do Leste-Paranatinga, D. Derek John Christopher Byrne, presidiu às celebrações de Batismo, Primeira Comunhão e Crisma de jovens e adultos das aldeias xavantes, atendidas pela paróquia salesiana São Domingos Sávio, nas aldeias do município de Campinápolis, no estado do Mato Grosso.

Na aldeia Tseredzatse, cerca de 20 jovens das aldeias da região foram batizados, crismados e receberam a Primeira Comunhão. Na aldeia São Felipe, cerca de 100 pessoas receberam o Batismo, o Crisma e a Primeira Comunhão.

Os missionários salesianos foram representados pelo pároco, Pe. Aquilino Tseré’ub’ôTsirui’á, e pelo Diácono José Alves de Oliveira. Para o Diácono salesiano, as celebrações foram um evento que marcou muito a vida da paróquia e também das aldeias. “É bonito ver estes jovens, estas pessoas, dizer aos missionários que precisam do Batismo, precisam do Crisma, da Eucaristia. Este é o fruto do trabalho dos missionários que há já anos percorreram estas terras, em especial o Pe. Bartolomeu Giaccaria, e do trabalho dos missionários atuais, que se encontram na área, junto do povo xavante”, declarou o salesiano.

Os Salesianos de Dom Bosco começaram a sua presença missionária, educativa e pastoral na região do Mato Grosso em 1894.

Texto: Euclides Fernandes Brites, Delegado Provincial para Comunicação Social – MSMT/ANS

Artigos Relacionados