fbpx

COVID-19, ou então… a minha visão da pandemia! – parte 3

Salesianos > Estamos contigo > Partilha > COVID-19, ou então… a minha visão da pandemia! – parte 3

Este ano no Serviço SolSal dos Salesianos de Évora “batemos” o recorde de atividades em plataformas informáticas e de publicações no Facebook. Já comunicávamos através destes meios antes da pandemia, mas nos últimos quatro meses a publicação intensificou-se. Não apenas para divulgar as iniciativas desenvolvidas, mas para nos sentirmos próximos daqueles “para quem somos”.

Arrisco-me a dizer que as crianças, os jovens e as respetivas famílias participaram nas nossas iniciativas de uma forma ainda mais “presente” do que quando podíamos estar juntos. Um exemplo foi a participação no Programa de Orientação Familiar de Proximidade “SolSalnósjuntos”#solsalnósjuntos – em que as famílias, por iniciativa própria ou em resposta aos desafios propostos, partilharam saberes, desde tutoriais para a confeção de máscaras, a receitas de cozinha ou reflexões pessoais. Estiveram connosco. Somos Família!

As crianças e os jovens, no meio da azáfama do #EstudoEmCasa, das aulas no “Zoom” e outras tantas plataformas, deram-nos o ânimo para acreditarmos que tudo iria ficar bem. E foram também eles ânimo para continuarmos a nossa ação.

Gostávamos de escrever este texto noutro contexto. A pandemia foi desastrosa para as relações pessoais e de proximidade, para as relações de afeto. Resta-nos a certeza de que pudemos chegar aqui, a este dia, sendo ajuda para o outro e recebendo ajuda do outro. Porque houve quem nos desse a confiança, o ânimo para continuarmos a caminhar. Porque houve generosidade e continua a haver para que todos os dias consigamos dar respostas às solicitações que nos vão chegando.

Hoje somos “mais”: somos “mais famílias” apoiadas, mas também somos “mais pessoas” e “mais solidários”. Hoje, não no final, mas durante o caminho, o SolSal de Évora diz-vos OBRIGADA! Sem cada um de vós, crianças, jovens, famílias, voluntários, doadores, gente que se compromete connosco, não seria possível.

Artigos Relacionados