Durante os últimos meses de fevereiro, março e abril, a Sociedade de São Francisco de Sales celebrou o seu 29.º Capítulo Geral, no qual tive a oportunidade de participar como Delegado da minha Província Nossa Senhora de Guadalupe, México.
Certamente, aceitei esta missão como uma grande responsabilidade por parte dos meus Irmãos Salesianos e preparei-me da melhor maneira possível: li os materiais que nos foram enviados pelo Regulador do Capítulo, li diferentes documentos, escritos pelos Reitores Maiores, relacionados com a identidade e espiritualidade salesiana, refleti durante vários meses sobre a vocação dos nossos Irmãos Coadjutores, dialoguei com alguns deles; também redobrei a minha vida de oração como preparação pessoal para participar nesta assembleia tão importante para a nossa Congregação.
No entanto, ao chegar à sede onde se desenvolveriam os trabalhos capitulares, a pressão aumentou e, ao mesmo tempo, desapareceu, pois desde o início sentia-se um ambiente de fraternidade gerado entre todos e que nos acolhia a todos; e os jovens, sempre presentes no pátio, lembravam-me diariamente da minha consagração a Deus em favor dos rapazes.
Durante as oito semanas em que se desenvolveram os trabalhos capitulares, tive a oportunidade de viver em Valdocco, aquele bairro da periferia onde Dom Bosco amadureceu a sua relação com Deus trabalhando com os jovens, e que agora me dava a oportunidade de reforçar a minha identidade carismática e contribuir com a minha reflexão para o bem de todos os meus irmãos.
Desde o início do Capítulo Geral, compreendi que nós, que estávamos ali reunidos, tínhamos uma grande responsabilidade não só perante a Congregação Salesiana, mas também perante toda a Família Salesiana, que sempre nos apoiou com as suas orações e se manteve muito atenta ao trabalho que estávamos a realizar.
Durante as peregrinações em que tive a oportunidade de participar, visitando alguns lugares significativos na vida de Dom Bosco, fiquei realmente maravilhado e infinitamente grato pelo carinho que as pessoas demonstravam à Congregação, representada pelos membros do Capítulo: as considerações das autoridades civis e a gentileza da Família Salesiana em Chieri; o carinho dos jovens em Sanpierdarena, a delicadeza dos Cooperadores em Monferrato… Enfim, em todos os lugares se percebia o carinho pelos filhos de Dom Bosco. Com tudo isso, não me resta senão continuar a agradecer a Deus pela bela Família à qual Ele me chamou para pertencer.
Também para mim foi muito importante o sentido de Igreja em que se desenvolve a Congregação: sempre atenta às orientações do Magistério, sempre disponível para contribuir com o carisma salesiano para colaborar na Missão da Igreja, sempre filialmente unida ao Santo Padre e, no tempo em que vivemos, rezando pela sua saúde. A oportunidade de ter atravessado a Porta Santa e celebrado a Eucaristia na Basílica de São Pedro, foi também a oportunidade de proclamar a minha fé, estreitar a minha fidelidade e carinho pelo Papa e, de alguma forma, ver o quanto a Congregação e toda a Família Salesiana são significativas na Igreja…
Poderia continuar com tantos ensinamentos que me foram dados pela participação no recente Capítulo Geral 29; no entanto, o que mais me comoveu e fortaleceu foi o testemunho de tantos irmãos salesianos, pelos quais posso dizer que a Congregação é realmente um caminho de santidade. Durante o Capítulo Geral, pude ver o exemplo de tantos irmãos que vivem com alegria e radicalidade a sua vocação; a disponibilidade para adaptar o carisma às culturas em que trabalhamos; ver a serenidade e a coragem dos irmãos que semeiam esperança em lugares de conflito; o esforço de muitos SDB para devolver a dignidade a tantos jovens feridos; a gentil abertura dos irmãos que promovem o diálogo entre jovens de diferentes religiões; o trabalho incansável dos salesianos em todo o mundo; a presença fiel de tantos irmãos idosos que querem oferecer-se até ao seu último suspiro pelos jovens… Sinceramente, não consigo agradecer a Deus pelo grande dom da santidade, testemunhado em muitos, muitos, muitos dos meus irmãos.
Sintetizo a minha participação no recente CG29, agradecendo a Deus pela valiosa oportunidade de amar mais a Igreja, sob a orientação de Pedro, por ter podido sentir a beleza da Família Salesiana, por me dar a oportunidade de me apaixonar com maior intensidade pela juventude, por conhecer o valor da minha Congregação, que são os inúmeros irmãos que, dia após dia, oferecem fielmente todas as suas energias a Deus. Agradeço a Deus porque no Capítulo Geral pude sentir-me como um irmão, no meio de tantos outros, que quer responder a Deus pelo bem das almas.

Pe. Hugo Herrera Rosales, sdb
Publicado no Boletim Salesiano n.º 612 de novembro/dezembro de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.








