Índia, Azimganj, Calcutá: Uma escola para quebrar o ciclo da pobreza

Mil e trezentos alunos provenientes de contextos de grande miséria frequentam a Escola Dom Bosco de Azimganj.

Azimganj, no distrito de Murshidabad, Índia, foi um importante centro comercial no século XVIII e é sede de muitos templos jainistas que ainda testemunham os faustosos tempos passados.

Os Salesianos chegaram ali em 1966 e atualmente dedicam-se à área da educação e das atividades paroquiais e sociais. Entre as várias iniciativas dos religiosos, está a Escola Dom Bosco, com ensino básico e secundário.

Frequentada por menores provenientes de contextos de grande miséria, a Escola Dom Bosco acolhe em maioria crianças de origem tribal, das castas mais baixas, que sobrevivem com grandes privações. Em inúmeros casos são filhos de mães desnutridas e foram crianças desnutridas, fator que a muitas delas tem causado dificuldades de aprendizagem.

As crianças que frequentam a Escola Dom Bosco são os primeiros membros da família a ir à escola, e isso desencadeia alguns problemas: em casa, o pais não conseguem acompanhar e ajudar nos trabalhos da escola; e muitos são os pais que preferem encaminhá-los para o trabalho, deixando os estudos, sem valorizar a importância da educação para quebrar o círculo vicioso da pobreza, da ignorância e da exploração em que se encontram.

Os Filhos de Dom Bosco fazem o possível para ajudar as 1300 crianças e adolescentes que frequentam a escola.

Agenzia Fides/ANS, Fotografia: Missioni Don Bosco

Publicado no Boletim Salesiano n.º 570 de Setembro/Outubro de 2018

Artigos Relacionados