Jubileu do Mundo Missionário

No Jubileu do Mundo Missionário, que decorre, em Roma dias 4 e 5 de outubro, somos chamados a celebrar o dom da missão e o encontro transformador com Jesus que desperta em cada um de nós um convite à entrega radical. É neste espírito que partilhamos o testemunho de Sansão Gonçalo, sdb, missionário angolano, que teve a coragem de deixar tudo e seguir o chamamento de Deus, confiando na promessa de felicidade cem vezes maior. A sua história é um convite à reflexão e à coragem para quem sente no coração o apelo a viver a missão como resposta ao amor de Cristo.

Que esta partilha inspire, sobretudo, os jovens a escutarem com atenção o sonho que Deus tem para cada um, afirmando que na entrega evangelizadora há sempre uma recompensa maior, feita de amor, esperança e verdadeira felicidade.

“100 x + = felicidade. É com essa operação que começo a partilhar a minha experiência com Jesus.
Sou o Sansão Gonçalo, sou angolano, e por graça de Deus fui criado no seio de uma família cristã. Estudei na escola salesiana, em Luanda. Sempre fui um jovem normal, estudava, namorava e era muito apegado aos meus amigos e família.
Fiz voluntariado salesiano trabalhando com meninos sem-abrigo. Foi tão profunda essa experiência que me levou a pensar em aprofundar a vida de Dom Bosco, identifiquei-me com a história, suscitou em mim inquietação vocacional e, acima de tudo, uma grande esperança para descobrir o que Deus queria de mim. Então, escolhi como diretor espiritual e acompanhante vocacional o Roberto, sdb. A primeira passagem bíblica que me desprtou e me levou a pensar que era impossível para mim seguir a vida religiosa salesiana foi “Marcos 10, 28”, pois eu era muito apegado aos meu familiares e amigos. No final de tudo tive que tomar uma decisão. Então, deixei tudo e decidi arriscar com a esperança de que a Bíblia não engana (as promessas de Jesus não são falsas) e quando comecei a formação salesiana (no ano 2014) li a frase de Dom Bosco que dizia que quando um jovem deixa a sua casa, Maria Auxiliadora ocupa o seu lugar.
Hoje, depois de 11 anos sou missionário na Província Portuguesa e não me arrependo, porque vejo que as promessas de Jesus contidas na Bíblia são verdadeiras (Ele dá 100 x + = felicidade), sou muito amado pelos meus irmãos salesianos, pelos membros da Família Salesiana e pelos jovens do Movimento Juvenil Salesiano de todas as presenças salesianas em Portugal e Maria auxiliadora ocupou, verdadeiramente, o seu lugar como a grande protetora e consoladora da minha família até mesmo quando minha mãe morreu, e eu não pude estar, Maria Auxiliadora foi o nosso grande suporte.
Querido amigo, desperta! Se sentes que Jesus te chama, Há um lugar para ti. Deixa-te acompanhar e mantém viva a esperança de procurar descobrir qual é o sonho de Deus para ti porque uma coisa é certa: quem deixa tudo para anunciar o Evangelho Jesus recompensa cem vezes mais e o resultado é sempre a felicidade.”

Artigos Relacionados