São João, no seu Evangelho, canta-o de uma maneira lírica.
E São Paulo, na sua Carta aos Coríntios, embala-o como a um baloiço.
Há muitos que colocam a sua vida em piloto automático perpetuamente repetida 24 horas por dia. Os sentidos adormecem. As emoções asfixiam. As paixões fenecem. Deixa de haver lugar para a surpresa, porque tudo está compartimentado e previsto. O guião da vida está desenhado para um caminhar seguro e sem percalços. Não foi este o projeto de vida do Papa Francisco.
Percebeu-se, desde o primeiro dia do seu Pontificado, o fluxo espantoso de vida que ele criava em cada gesto, em cada olhar e em cada sorriso. Tinha um sorriso lindo e um olhar brilhante e doce que parecia que naquele instante, a única pessoa que existia, éramos nós que, em sobressalto interior, tínhamos a graça de o cumprimentar.
No início do seu Ministério Papal quanto se falou dos seus sapatos, da sua pasta, da sua residência, dos seus aposentos e da forma simples como se apresentava, sem capas coloridas, sem barretes medievais, apenas, somente, sempre, a veste branca de “frade dominicano”.
A vida é um instante em aberto. Somos chamados a cultivá-la com todo o afinco. Como o semeador, que trabalha de sol a sol, convencido de que a semente rebenta sem saber como. Assim aconteceu com a vida do Papa Francisco. O espanto do mundo é interminável porque, na hora do adeus, os povos da terra sentem e veem que a semente deu muitos frutos, rebentando nos lugares mais pedregosos, ressequidos, arenosos e áridos.
Será, que enfim, aprendemos o que é o amor?
No Céu o Papa Francisco, continuará a semeá-lo!
Fotografia: Osservatore Romano/Vatican Media
Francisco
266.º Papa da Igreja Católica
Eleição: 13 de março de 2013
Início do Pontificado: 19 de março de 2013
Fim do Pontificado: 21 de abril de 2025
Nome de batismo: Jorge Mario Bergoglio
Nascimento: 17 de dezembro de 1936, Buenos Aires, Argentina
Publicou quatro Encíclicas: Lumen fidei (2013), Laudato si’ (2015), Fratelli tutti (2020), Dilexit nos (2024); sete exortações apostólicas e dezenas de outros documentos; convocou dois Jubileus.
Publicado no Boletim Salesiano n.º 609 de maio/junho de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.