“És missão! Estou contigo” é o tema do novo ano pastoral

O tema deste ano centra a atenção no compromisso e na ação, na perspetiva da missão cristã enquanto ação de caridade e marca da vida cristã.

“És missão! Estou contigo”, completa o itinerário trienal da Pastoral Juvenil Salesiana que começou há dois anos com os temas “Não temas! Estou contigo” e “Segue-me! Estou contigo”. O tema deste ano centra a atenção no compromisso e na ação, na perspetiva da missão cristã enquanto ação de caridade e marca da vida cristã. A caridade como explicitação do Amor de Deus e do cristão.

O terceiro ano é um desafio a colaborar com Deus na sua obra de salvação. O projeto vocacional oferecido por Deus, e acolhido por cada jovem, torna-se agora realidade, fazendo aquilo que Deus quer, sendo instrumento da sua salvação. A consciência de ser enviado, de ter uma missão, de colaborar com Deus, marcam a vida do cristão e dos jovens que encontram na missão evangelizadora, em todo o tempo e lugar, o sentido da sua existência. É o amor que se faz obra, compromisso, ação. O encontro com Jesus, o desenvolvimento dos dons pessoais, a responsabilidade, são temas determinantes.

Maria, Mãe de Jesus, é uma figura de referência neste tema pastoral como modelo perfeito do “sim” para agir e transformar a vida, como oportunidade da ação da caridade e do Amor de Deus em si para os outros. Maria é Aquela que nos conduz ao seu filho Jesus e nos acompanha com coração de mãe, na atenção aos desafios da contemporaneidade!

O “tempo do Espírito”, que é o “tempo da Igreja” que vivemos atualmente, é a dimensão missionária feita amor com todo o poder, fortaleza e sabedoria de Deus. Neste sentido, é missionário quem vive do Espírito Santo e se deixa mover por Ele. Esta marca do próprio Amor de Deus, na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, oferece a noção exata do sentido de missão e de vida entregue quando se avança sem medos com o Amor do Pai do Céu (“Não temas! Estou contigo”) e trilhando os passos de Jesus (“Segue-Me! Estou contigo”). 

Leia também  Na última edição do Boletim Salesiano

Publicado no Boletim Salesiano n.º 576 de Setembro/Outubro de 2019

Artigos Relacionados