Coordenadores de Pastoral em comunhão

Dia 19 de outubro reuniu-se a equipa dos Coordenadores de Pastoral, aproveitando a plataforma “Zoom” para facilitar o encontro e a partilha sobre a agenda prevista.

Salientou-se a participação do Diácono Celestino Costa, recentemente chegado a S. Vicente, em Cabo Verde, para assumir a coordenação pastoral local, podendo, desta forma, participar e acompanhar os trabalhos da Província. Acompanhou a reunião o Pe. José Aníbal Mendonça, Provincial, que fez a delicadeza de estar presente algum tempo e de ter uma palavra fraterna e atenciosa sobre a missão da coordenação pastoral.

Após a oração inicial em contexto missionário, os trabalhos decorreram sob a orientação do delegado provincial de Pastoral Juvenil, Pe. Álvaro Lago, iniciando com uma avaliação das atividades pastorais de conclusão do ano transato e do tempo de verão. De seguida perspetivou-se o presente e o futuro deste novo ano educativo-pastoral, com um tempo de partilha dos planos pastorais locais. Percebeu-se, neste contexto em que nos encontramos de pandemia, que uma das preocupações é encontrar meios e formas para alcançar os objetivos propostos.

O momento que se seguiu foi de trabalho sobre algumas áreas da animação pastoral provincial, destacando nomeadamente a pastoral vocacional e a animação missionária e voluntariado.

Uma novidade neste encontro foi a participação momentânea de quatro jovens raparigas do secundário, das presenças de Manique, Setúbal e Arcozelo, que se ligaram para partilhar um projeto de protagonismo juvenil online que elas prepararam. Esta iniciativa surgiu depois da atividade “Verão MJS 2020”, e oferecerá a oportunidade a muitos outros jovens de estarem juntos, rezando, refletindo e fortalecendo o sentido de pertença ao Movimento Juvenil Salesiano.

Ainda de destacar a presença do jovem João Fialho, que lidera a equipa SYMinWYD (MJS na JMJ) de preparação Salesiana para as Jornadas Mundiais da Juventude, deixando algumas informações e apresentando uma proposta inovadora de participação ativa dos jovens das nossas presenças num caminho de envolvimento e preparação para este grande evento.

Leia também  Graça Alves, cooperadora salesiana, nomeada diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal

Os trabalhos concluíram com uma aproximação muito oportuna, apresentada pelo Pe. Luís Almeida, à nova Encíclica Fratelli tutti, que enriqueceu a manhã e deixou alguns desafios à nossa animação e liderança pastoral provincial.

Artigos Relacionados