Tema do Ano 2017/2018

>Tema do ano 2023/2024 >Tema do Ano 2017/2018
Tema do ano 2017/2018

"Não temas! Estou contigo!”

Em linha com o itinerário temático que o Papa Francisco propôs para o triénio 2017/2020, centrado na figura de Maria e na dimensão da coragem e da esperança como dinâmicas centrais da juventude, achou-se por bem tomar como inspiração temática este itinerário, adaptando-o à nossa realidade educativo-pastoral.

Foi igualmente determinante para esta escolha, enquanto educadores dos jovens, a realização, em 2018, do Sínodo dos Bispos sobre os jovens com a temática “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

“Não temas! Estou contigo!” centra-se no tema da esperança, muito caro aos jovens, e na necessidade de enfrentar a vida e o crescimento com coragem e confiança.

Coragem e esperança são as atitudes próprias também dos educadores dos jovens que tomam consciência dos desafios cada vez mais avassaladores da missão educativo-evangelizadora mas, ao mesmo tempo, das palavras reconfortantes de Jesus: não temais, eu estarei convosco até ao fim dos tempos (cf. Mt 28,20).

 

Materiais de apoio

A Delegação Provincial de Pastoral Juvenil Salesiana preparou, como habitualmente, uma série de recursos de apoio para os educadores dos ambientes salesianos. Faça download através dos links abaixo, ou consulte a nossa secção de downloads.

 

Caso necessite do logótipo, ou outro material, noutro formato, carregue no botão abaixo.

Vídeo de apresentação do tema educativo-pastoral do ano 2017/2018 nos ambientes salesianos de Portugal e Cabo Verde.