Tema do Ano 2016/2017

>Tema do ano 2023/2024 >Tema do Ano 2016/2017
Tema do ano 2016/2017

“DESAFIA-TE #FazerMaravilhas”

Um novo ano, um novo desafio! O tema pastoral para o ano pastoral 2016/2017 nos ambientes salesianos de Portugal e Cabo Verde dá continuidade ao desafio lançado no ano passado, continuando a valorizar o protagonismo juvenil no “DESAFIA-TE”.

A segunda parte do tema vai ao encontro dos acontecimentos que marcam a vida da Igreja em Portugal, nomeadamente as comemorações do centenário das aparições de Fátima em 2017, maravilhas operadas por Deus através da Virgem Maria.

Maravilha é algo que provoca grande admiração, algo prodigioso ou excelente e portanto #FazerMaravilhas é também ele um convite à superação, a fazer-bem e a fazer o bem. Saindo da inércia em que muitas vezes mergulhamos as nossas vidas, podemos voar mais alto, fazendo uso das asas que Deus nos deu.

Ainda que não exista uma referência explícita no slogan, o tema da família assume particular importância no próximo ano pastoral, em consonância com a realidade da Igreja, a caminhada sinodal e a última exortação apostólica do Papa Francisco, “Amoris laetitia”.

Subjacente está igualmente o lema do Reitor-Mor para 2017, “Somos Família! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor”, com o convite a valorizar a família na construção da sociedade e o crescimento harmónico de cada um.

 

Logótipo

O tema do ano pastoral 2016/2017 dá continuidade ao tema do ano anterior na tónica do desafio e da superação, e nesse sentido importa que, de alguma forma, o logótipo dê continuidade à linguagem gráfica do ano anterior mas que constitua simultaneamente uma novidade, provocando nos vários públicos um sentimento de entusiasmo e de motivação reforçada.

O resultado é um logótipo alegre e dinâmico, que se constrói em camadas a partir de uma multiplicidade de aspetos e simbolismos, e que nos permite uma abertura de interpretações tornando-o próprio de cada um.

Foram três as ideias base desta proposta e que se procurou, através da mesma linguagem gráfica que no ano passado, representar.

Milagre/Maravilhas
Indo ao encontro do significado de “maravilha” (prodígio; aquele que provoca admiração; excelente…), optou-se por uma estrela para representar esta ideia. Uma estrela que que se forma a partir de gotas (água, símbolo da vida), uma estrela que cresce e se forma numa espiral ascendente. Esta é uma estrela que nasce de um desafio de superação.

Dimensão Mariana
Tendo em conta a importância da Nossa Senhora na obra e na missão de Dom Bosco, e a celebração dos 100 anos das aparições de Fátima, achou-se por bem assinalar e trabalhar este facto durante o próximo ano pastoral. Uma vez que nem todos os jovens com quem trabalhamos são católicos, optou-se por uma referência simbólica a Maria, aqui representada pelos tons azuis (cor habitualmente associada a Nossa Senhora). A própria estrela, ou o facto de o resultado final também se assemelhar a uma flor, podem reforçar esta ligação.

Família
No logótipo a família é representada através das três pessoas desenhadas no topo logótipo, mas também através da sobreposição das cores que reforçam esse sentimento de partilha e de unidade familiar. “Eu sou eu, tu és tu, mas juntos, em família, somos mais.”

Materiais de apoio

A Delegação Provincial de Pastoral Juvenil Salesiana preparou, como habitualmente, uma série de recursos de apoio para os educadores dos ambientes salesianos. Faça download através dos links abaixo, ou consulte a nossa secção de downloads.

 

Caso necessite do logótipo, ou outro material, noutro formato, carregue no botão abaixo.

Para ti, o que significa o tema deste ano? Vê o vídeo de apresentação do tema “Desafia-te #FazerMaravilhas” e descobre o que significa e o que procura transmitir o logótipo deste ano pastoral.