Tema do Ano 2014/2015

>Tema do ano 2023/2024 >Tema do Ano 2014/2015
Tema do ano 2014/2015

“Dar vida ao Sonho”

No próximo ano celebraremos o bicentenário do nascimento de S. João Bosco. Este acontecimento é uma oportunidade de, com alegria e entusiasmo, com sentido de gratidão e ação de graças, vivermos intensamente a experiência da pedagogia e da espiritualidade salesiana.

Diz-nos o atual Reitor Mor na apresentação do lema para 2015: “num ano em que a festa pelo dom que é D. Bosco para a Igreja e para a sua Família não nos deixará fechados em nós mesmos, autorreferenciais, e auto complacentes, [o bicentenário] lançar-nos-á, com a maior força possível, para a missão” de “estar com os jovens”: “estar com eles e entre eles, encontrá-los na nossa vida quotidiana, conhecer o seu mundo e amá-lo, estimulando-os a serem protagonistas da própria vida, despertar o seu sentido de Deus, animá-los a viverem com metas elevadas, a viver a vida como o Senhor Jesus a viveu”.

A nossa missão enquanto educadores numa obra salesiana é vivermos “como D. Bosco, com os jovens, para os jovens”. A uma juventude ávida pela realização dos seus sonhos apresentamos um horizonte de esperança. D. Bosco sonhador, pai e mestre é nosso modelo. Nascido nos Becchi, fez do seu sonhar um projeto de vida que abraça o mundo e se realiza, hoje, com o nosso sonhar. Nos Becchi, também nós nascemos. Todos nascemos com D. Bosco e crescemos no que hoje somos. Do seu sonho nasceu a realidade do que somos.

Hoje precisamos de “dar vida ao sonho”. Ao sonho de Deus, ao sonho de D. Bosco, aos nossos sonhos e aos sonhos dos nossos jovens. Queremos sonhar com eles os seus mesmos sonhos. Dos sonhos dos Becchi e de Valdocco, aos sonhos, tornados realidade, do nosso sonhar de cada dia. Para “ser mais”. Para “ser dom”. Para “ser comunidade”. Para “ser protagonistas”. Para “ser felizes agora e na eternidade”. Para “dar vida ao sonho”! Contigo, “dar vida ao sonho”: e porque, não?