Ucrânia: diretrizes para a comunicação salesiana

Ucrânia: diretrizes para a comunicação salesiana

Noticiar acontecimentos em zonas de conflito, como é atualmente o caso da guerra na Ucrânia, tem desafios próprios. Num ambiente de medo e de possíveis perseguições, a segurança dos deslocados e refugiados bem como dos salesianos e voluntários que estão a prestar auxílio deve ser protegida.

Alguma da informação que os salesianos presentes no território e nos países vizinhos têm transmitido deve ser vista como informação sensível. Por esse motivo, o Gabinete de Emergência da Congregação, com o apoio das Salesian Missions dos Estados Unidos da América, divulgou um documento com algumas diretrizes para a comunicação e para a angariação de fundos. 

Segurança de pessoas e de locais

É recomendado que nas comunicações externas sobre o trabalho dos salesianos que estão a apoiar as populações em fuga e os refugiados, não se identifique onde este trabalho está a ser feito, quer seja dentro ou fora da Ucrânia. Desta forma estaremos a garantir a segurança de todos os salesianos, das pessoas que estão a ajudar e dos locais.

Sobre o uso da imagem

Outra nota importante tem a ver com o uso da imagem das pessoas. Por razões de segurança, ao utilizar quaisquer fotografias em que os rostos das pessoas sejam claramente identificáveis, recomenda-se que os rostos sejam desfocados. Mesmo os meios noticiosos estão a optar por fazê-lo, particularmente com crianças ou em situações em que os cidadãos possam ser identificados e visados. 

O uso da imagem para fins de angariação de fundos deve ter o consentimento expresso por escrito. No caso presente, a regra adotada é para utilizar fotos em que as pessoas não sejam reconhecíveis, rostos não visíveis, rostos desfocados, de costas, etc. 

Sobre os nomes de cidades e localidades na Ucrânia

A recomendação é para utilizar as ortografias ucranianas de nomes de cidades e de vilas e não as ortografias russas. Kyiv é a ortografia correcta da capital ucraniana, Kiev é a ortografia russa. Em caso de dúvida, o documento dá como referência a grafia utilizada pela Agência Reuters.

Leia também  Nova edição do Boletim Salesiano

Como estamos a ajudar

Os Salesianos de Portugal optaram pela angariação de fundos em vez de bens, que criariam vários desafios na recolha, no transporte e na distribuição, para além de poderem não corresponder às necessidades efetivas no terreno. Estas dificuldades têm sido verificadas com muita da ajuda que solidariamente tem chegado de todo o mundo. Os meios de comunicação social têm relato várias situações semelhantes.

A coordenação das ajudas recolhidas pelos salesianos de todo o mundo está a ser feita pelo Gabinete de Emergência e enviada para as Províncias Salesianas da Ucrânia, Polónia, Eslováquia, Moldávia e Roménia. 

Em Portugal a campanha de angariação de fundos da Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano prossegue. Os fundos recolhidos até ao momento pela campanha da Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano, 20 mil euros, foram já enviados para a ajuda humanitária.

Para contribuir, pode enviar o seu donativo através da plataforma Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano através de transferência bancária, MB Way, cheque ou vale postal.

Os Salesianos na Ucrânia

Os Salesianos estão no país desde 1990 e têm atualmente obras em Kyiv, Lviv e Dnipro, pertencentes à Visitadoria Maria Auxiliadora da Ucrânia, de rito grego-católico; e as presenças de rito latino em Bibkra, Peremyshliany, Zhytomyr, Korostyshiv e Odessa, que pertencem à Província da Polónia do Sul, com sede em Cracóvia. As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) também têm três obras na Ucrânia, em Lviv, Odessa e Kyiv.

Artigos Relacionados