Timor-Leste: Resgatada a obra do missionário salesiano Afonso Nácher pela associação de cultura salesiana

Pe. Afonso Nácher foi Mestre de Noviços em Portugal. O salesiano Alfonso Domenech, da Asociación de Historiadores Salesianos de España (ACCSA), resgatou a história do missionário salesiano Afonso Nácher Lluesa (1905-1999), que escreveu a obra intitulada Léxico Fataluco-Português, publicada em 2012.

O livro é fruto do trabalho que como missionário desenvolveu em Timor. Recolhe uma quantidade significativa de conceitos e expressões referentes ao património cultural. Foi recolhendo as palavras que ouvia tal como se pronunciavam.

O sacerdote missionário Afonso Nácher recorda nos seus escritos que é valenciano, do bairro de Ruzafa. Passou por El Campello Madrid-Carabanchel, Sarria, Mataró. Depois da guerra estudou física e química em Zaragoza, tendo ido daí para Valência e em 1945 foi nomeado Mestre de Noviços em Portugal. Ali no Estoril conheceu o rei emérito, Juan Carlos de Borbón, que lhe ofereceu o jipe que usava nas suas caçadas e Afonso utilizou na Missão de Timor onde chegou em 1955 dando início à vida missionária.

Fonte: Boletim Salesiano Espanha

Artigos Relacionados