Sínodo não é moda, é modo

Desde o final do ano passado, têm sido frequentes as referências ao Sínodo, à sinodalidade e ao caminho que este Sínodo nos convida a percorrer até 2023.

Em igrejas e comunidades pelo mundo inteiro, “Sínodo” parece a palavra da moda. O que é afinal um Sínodo? E o que é um Sínodo sobre a sinodalidade? Pode parecer uma redundância, mas não o é. Para perceber o que é este Sínodo que o Papa Francisco convocou é importante perceber a origem da palavra “sínodo”. Com origem na palavra grega sýnodos, significa, literalmente, caminhar juntos.

Em outubro do ano passado, o Papa Francisco convocou “todos os batizados” a iniciar este Sínodo sobre a sinodalidade da Igreja, a iniciar esta caminhada de reflexão sobre a forma como a Igreja tem caminhado com os Cristãos. Na homilia de abertura do Sínodo 2021-2023 o Santo Padre ressaltou três verbos, Encontrar, Escutar e Discernir. O Papa Francisco convidou a Igreja a ir ao encontro dos Cristãos; a Escutar o que os Cristãos têm para lhe dizer e a estar atenta às inspirações do Espírito Santo; e finalmente, a Discernir entre o que realmente é importante e o que é supérfluo; a valorizar o que a Igreja está a fazer bem, e a reconhecer aquilo em que deve melhorar ou mudar.

O Sínodo não é uma moda, mas deve ser sempre o modo de ação da Igreja! Este Sínodo é mais um sinal de como a Igreja quer caminhar com os Cristãos, de como a Igreja quer que todos e cada um de nós se sinta ouvido e participante.

A História da Igreja é feita de caminhos, Maria pôs-se a caminho para visitar a prima Isabel, Jesus pôs-se a caminho de Jerusalém onde se iriam cumprir as profecias, e os Apóstolos puseram-se a caminho de terras longínquas para levar o Evangelho a todos os povos. Também nós somos convidados pelo Papa Francisco a caminhar juntos em Igreja até 2023, cumprindo este percurso de Encontro, Escuta e Discernimento!

Leia também  Redes Sociais: Porque devemos continuar a comunicar no verão?!

Se desde o princípio da Igreja esta só fez sentido na caminhada conjunta, uma caminhada partilhada em direção a Deus, hoje, isso não mudou. A grande missão da Igreja continua a ser a de ajudar e acompanhar todos no caminho para Deus.

Neste Sínodo, ao convocar “todos os batizados” para participar neste caminho, o Papa Francisco convida-nos a todos a dar o nosso contributo para que a Igreja caminhe melhor. Não fiquemos indiferentes a este pedido, e tentemos Encontrar, Escutar e Discernir em Igreja, em família; com reflexão, com boas ações e com a nossa oração.

Às vezes o caminho pode parecer difícil, desafiante ou cheio de obstáculos, nessas alturas lembremo-nos das palavras do Papa Francisco na homilia de inauguração deste Sínodo: “enquanto procuramos o Senhor, é Ele quem primeiro vem ao nosso encontro com o seu amor”.

Artigos Relacionados