Seminário Europeu: “Como construir uma Europa dos cidadãos?”

Seminário organizado pela EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza – Portugal) ofereceu a oportunidade de aprofundar o debate europeu sobre o “Pilar Social Europeu”, incidindo no debate sobre a Europa que queremos.

Em “salão nobre” do Museu Nacional de Arqueologia, no edifício contíguo ao Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, no dia 9 de maio – Dia da Europa – realizou-se o Seminário de aprofundamento de um assunto que é tão próximo: a proteção social dos cidadãos e a defesa dos seus direitos.
Este evento, proposto e organizado pela EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza – Portugal), ofereceu a oportunidade de aprofundar o debate europeu sobre o “Pilar Social Europeu”, incidindo no debate sobre a Europa que queremos. Destacaram-se os vários processos em marcha, uns mais recentes e outros já em curso, como a Estratégia Europa 2020, o Brexit, o risco do Grexit, entre outros, e todos eles com impacto na situação de pobreza e exclusão social, bem como nas novas situações dos refugiados.

Em representação da Fundação Salesianos, tive oportunidade de acompanhar os trabalhos que se prolongaram durante o dia e que foram apresentados em três conjuntos de mesas de palestrantes. Desde o diretor da EAPN, a professores universitários e deputados portugueses que têm assento na União Europeia. As conferências incidiram em três grandes áreas: o futuro da Europa, onde estamos relativamente ao Livro Branco e o 6.º Cenário Europa sustentável para os cidadãos; o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a sua implementação e o papel de Portugal no mesmo; e o próximo Quadro de Financiamento Europeu e a atenção à luta contra a Pobreza.

Embora estas questões tenham sido apresentadas desde um patamar elevado da reflexão que está a ser concretizada nas instituições da União Europeia, fico com a convicção clara que é dever dos Salesianos em Portugal acompanhar e colaborar, na medida do possível, nas instâncias oportunas e com as instituições com as quais podemos liderar a reflexão e os processos de cuidado pelos mais pobres na nossa sociedade.

Artigos Relacionados