Seminário “Acompanhar a Vida de Oração” da Pastoral Juvenil

Decorreu no domingo passado, dia 20 de novembro, no “Salesianum” em Roma, o encerramento, pelo Pe. Fábio Attard (Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil) do seminário de quatro dias que teve como tema: “Acompanhar a Vida de Oração” (dos Jovens).  

Este importante encontro sobre o acompanhamento da vida de oração dos jovens é já o quarto evento organizado pelo Dicastério da Pastoral Juvenil sobre o renovado Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana.

Na ausência do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime – atualmente em visita a diversas Inspetorias da Ásia Sul – o seu Vigário, Pe. Francesco Cereda, acolheu os 70 participantes, procedentes de 32 países, incluindo Portugal, e pertencentes a 41 Inspetorias/Visitadorias salesianas no mundo. No evento participaram também algumas Filhas de Maria Auxiliadora e alguns mestres de noviços (vindos para o II Encontro de Mestres de Noviços de língua inglesa, a decorrer em Roma).

No primeiro dia, refletiu-se sobre “O que se entende por oração” e “Como educa Dom Bosco à oração”, numa exposição feita pelo Pe. Aldo Giraudo. No segundo dia o Pe. Miguel Molinar falou sobre a “A urgência e a necessidade da oração para o acompanhador espiritual”, e na terceira manhã, o tema de estudo foi “A Educação à oração pessoal dos jovens”, uma contribuição do Pe. Alejandro Musolino. No último dia, o Pe. Francisco Santos aprofundou a relação entre vocação e oração no acompanhamento espiritual.

Depois de cada uma das apresentações abriu-se amplo espaço à reflexão pessoal e, sucessivamente, à partilha em grupo.

Durante as tardes do encontro, foram apresentadas e debatidas nove boas práticas desenvolvidas em todo o mundo salesiano.

O material do seminário será em breve publicado pelo Dicastério da Pastoral Juvenil e disponibilizado online.

Artigos Relacionados