Salesianos do Funchal dão respostas sociais e pastorais em tempo de “distanciamento eclesial”

Os Salesianos do Funchal procuram alternativas para as suas atividades calendarizadas após o encerramento das escolas decretado pelo Governo Português no dia 16 de março de 2020 e a declaração do estado de emergência decretado pelo Presidente da República Portuguesa no dia 18 de março.

Assim, no dia 19 de março, dia de S. José e dia do Pai, e início do período de dever geral de recolhimento domiciliário por causa da pandemia do Coronavírus, o Serviço SolSal do Funchal, atento aos seus destinatários e famílias, resolveu elaborar alguns cabazes como ajuda para estes tempos mais desafiantes. Os cabazes incluem bens essenciais para 14 famílias cujos filhos são assistidos pelo Serviço de Atenção à Família do SolSal, serviço social da Fundação Salesianos.

Neste período da Quaresma e da Páscoa, que os jovens não poderão viver presencialmente devido à necessidade de isolamento a que estão todos sujeitos, a Pastoral também se adapta às circunstâncias. Na página de Facebook da Escola, os alunos são diariamente convidados a participar nos “bons-dias”. Também para os animadores do Movimento Juvenil Salesiano estão a ser partilhados através do Messenger e no Facebook os vídeos das Edições Salesianas “Rezar na Quaresma”. Aos domingos, a Comunidade Educativa da escola e os jovens do MJS são desafiados a celebrar o Domingo através do esquema de celebração do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Artigos Relacionados