Salesianos de Manique acolhem primeiros alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Foi no mês de setembro que 56 alunos, com idades compreendidas entre os cinco e os oito anos, integraram esta grande família que somos em Manique.

Recuando uns dias damo-nos conta da facilidade com que estes novos alunos assumiram esta casa como sua, vivendo com alegria os espaços, as rotinas, a aprendizagem, as relações e percebemos que tal se deve ao ambiente que os envolve desde o primeiro minuto… aos desafios que lhes lançamos, ao ritmo que marcamos, ao espaço que lhes damos para sonharem, à energia que lhes passamos, às decisões que assumem, às experiências que lhes proporcionamos.

A equipa do 1.º Ciclo é inspiradora deste projeto que agora se inicia, pela alegria contagiante com que diariamente recebe os alunos e pelos ambientes educativos desafiadores que desenha.

Inscrevemos esta história no século XXI, assumindo o desafio, juntamente com os pais, de preparar os adultos de amanhã: leitores críticos da realidade que os envolve, em diálogo, determinados e criativos na resolução de problemas, pensadores, sábios comunicadores.

Comprometemo-nos com uma ação educativa que encontra tempo para escutar e aguçar a curiosidade; que não considera a sala de aula como o único espaço de aprendizagem; que envolve o aluno num planeamento diário e transversal que se atinge no coletivo; que coloca as aprendizagens ao serviço da aquisição de competências; que adota organizadores gráficos para estruturar o pensamento; que viaja no tempo e no espaço; que propõe a autorregulação de aprendizagens como chave para atingir o sucesso.

Este projeto, tão desejado e acarinhado, personaliza a sua ação, forma cidadãos conscientes, interventivos, responsáveis e autónomos, anima, estrutura relações, educa com o coração ao jeito de Dom Bosco.

Artigos Relacionados