Salesianos de Cabo Verde: Grupo de Teatro “Salesianos” completa 2.º Aniversário

No dia 16 de janeiro de 2018 o Grupo Teatral Salesianos da Escola Salesiana de Artes e Ofícios (ESAO) de S. Vicente, Cabo Verde, completou dois anos de existência.

Nesses dois anos o grupo, para além de vários sketchs e StandUp´s, já apresentou seis peças teatrais, sendo cinco com textos originais (A Escravatura, O Tesouro Misterioso, Branco e Preto, A Espera do Teatro e Buraco Negro) e uma de adaptação (A Vampira esfomeada). Várias apresentações foram feitas na escola e fora dela. Por dois anos consecutivos fizeram parte do programa do MOTIM (Mostra de Teatro Infantil do Mindelo) na Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo, do Festival SomáTeatro no Centro Cultural do Mindelo e no Kavala Fresk Festival. Algumas apresentações aconteceram em escolas do Ensino Básico de S. Vicente, Jardins (Pré-Escolar), em animações do Natal no Hospital Baptista de Sousa (Pediatria) e Lar de Idosos.

O Grupo tem tido uma assídua participação em todas as atividades desportivas e culturais programadas e realizadas pela ESAO (Musical Parabéns D. Bosco, Musical Também Hoje é Natal, Festa da Família…) entre outros. Durante as férias escolares (julho/agosto) participam e organizam workshops com apresentações de StandUp´s na Ilha de Santo Antão.

E para o seu 2.º aniversário foram realizadas uma série de atividades de modo a dar a conhecer à Comunidade Educativa todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos. Nos dias 13 e 14 de janeiro, apresentação do espetáculo “Buraco Negro – uma tragédia em dois atos” resultado do trabalho final do minicurso ministrado pelo encenador Lívio Fonseca. De 16 a 19, uma exposição no Salão Cultural da ESAO com amostra dos cenários, figurinos e adereços das seis peças teatrais que culminou, no dia 19 de janeiro, com a Gala de Aniversário onde foram entregues quatro troféus nas seguintes categorias: melhor atriz, melhor ator, nomeação do público, e dedicação/apoio ao grupo para além de certificados de participação e reconhecimento a todos os que têm vindo a colaborar nas iniciativas do grupo.

Leia também  Data JMJ Lisboa 2023 anunciada

Ao longo destes dois anos, o Grupo Teatral Salesianos tem tido um grande apoio da ESAO e também dos Pais e Encarregados de Educação.

Artigos Relacionados