Salesianos da Província reúnem em Assembleia de Irmãos

“Fazer caminho juntos” foi sol que iluminou a Assembleia Geral de Irmãos, em boa hora convocada pelo Provincial, Pe. Artur Pereira, em carta de 4 de março. A adesão verificou-se no grande número de participantes, no dia 18 de abril, em Mogofores. “Fazer caminho juntos” foi sol que iluminou a Assembleia Geral de Irmãos, em boa hora convocada pelo Provincial, Pe. Artur Pereira, em carta de 4 de março. A adesão verificou-se no grande número de participantes, no dia 18 de abril, em Mogofores. 

A finalidade estava indicada: no seguimento do Capítulo Provincial 2016, procurar caminhos para o “Redesenho das presenças da Província Salesiana Portuguesa.” 

O Pe. João Chaves apresentou na abertura o trabalho iniciado pelo Conselho Provincial e pelos diretores na sua reunião em Lisboa, trabalho a ser continuado neste momento fazendo o ponto da situação e dando luz ao caminho pela colaboração de todos os irmãos.  

Seis grupos de trabalho formados antes, com um membro do Conselho em cada grupo, foi sinal de boa preparação do encontro, favorecendo uma útil dinâmica para a reflexão dos irmãos.

O plenário das 14.30 apresentou a recolha dos pareceres sobre os pontos mais urgentes considerando: a requalificação de obras; uma possível nova presença no norte e nova obra no sul de caráter juvenil; o ensino profissional, que pareceu pouco viável; e a dificuldade atual de algumas obras. 

Não é possível neste apontamento dar uma síntese dos contributos, trabalho que poderá ser feito em ação posterior.  

O provincial encerrou esta ação agradecendo o interesse de todos, apelando à fidelidade, à vida comunitária, ao testemunho, sempre com esperança no coração, estando todos no terreno.  

Cumpre realçar o momento de oração que iniciou este encontro, com textos pascais de espiritualidade e beleza, e a conclusão com a Eucaristia pelas 16.30 presidida pelo provincial, fonte de energia espiritual para a nossa missão.

Artigos Relacionados