Rumo ao Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana

Terminado o Congresso Histórico Internacional, a Família Salesiana coloca-se de novo a caminho, rumo a mais uma etapa significativa deste Bicentenário de Dom Bosco: o “Encontro Internacional de Pedagogia Salesiana”

O congresso realiza-se em Roma, de 19 a 21 de março de 2015, tendo por tema: “Com Dom Bosco, Educadores dos Jovens do nosso tempo”.

Promovido pelo Reitor-Mor e organizado pela UPS – Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma, o congresso será realizado na sede do ‘Salesianum’ (Via della Pisana) e da UPS. Dirige-se a todos os Grupos, Estruturas e Membros da FS e a todos os que se interessam por pedagogia e educação no âmbito eclesial e civil. Em particular, entre os SDB, espera-se a participação de pelo menos um representante de cada Inspetoria, Visitadoria ou Circunscrição – salesianos ou leigos, docentes de pedagogia, diretores ou diretores académicos de pós-noviciado, delegados para a Formação ou a Pastoral Juvenil, etc. Visa-se com isso favorecer a máxima difusão, a nível local, das reflexões que se farão durante o Encontro.

O Congresso pretende:

  • elevar o nível da visão e missão salesianas ao nível educativo;
  • recuperar a convicção de que a mudança na sociedade depende da educação;
  • relembrar a necessidade de se não reduzir o trabalho educativo a um puro serviço social ou pura atividade social;
  • criar maior sinergia entre reflexão académica e animação pastoral.

Os conteúdos, propostos por uma orientação genuinamente pedagógica, servirão para fazer confrontar o mundo salesiano com os desafios educativos do tempo atual, ler a realidade de hoje, e responder-lhe ao nível educativo. Não faltará, no entanto, a partilha de reflexões e experiências amadurecidas em vários lugares do Mundo.

As inscrições para o congresso devem ser feitas até o fim do dia 31 de dezembro de 2014. Todos os inscritos deverão indicar as próprias generalidades e contatos, a um dos dois referentes, segundo as modalidades de participação escolhida:

Leia também  Sugestão de leitura: José Kusý, sdb, santo esquecido

Quem pretende pernoitar no Salesianum, deverá escrever ao Pe. Saimy Ezhanikatt, através do email: sezhanikatt@sdb.org.

Quem preferir pernoitar noutro local, deverá escrever à Dra. Carmen Barbieri, através do e-mail: convegnopedagogia2015@unisal.it.

Artigos Relacionados