Roma: Encontro de secretários provinciais

De 17 a 26 de agosto decorreu na Casa Geral Salesiana, em Roma, um encontro de secretários provinciais, realizado por decisão do Conselho Geral da Congregação. Os dias foram intensamente preenchidos com contínuas sessões de trabalho.  De 17 a 26 de agosto, decorreu na Casa Geral Salesiana, em Roma, um Encontro de secretários provinciais, realizado por decisão do Conselho Geral da Congregação. A este primeiro turno, destinado aos secretários que optaram pela língua italiana, segue-se um segundo do mesmo género, a decorrer de 14 a 23 de setembro, dado em língua inglesa.
Participaram 52 secretários de outras tantas Províncias, procedentes da Europa, do Médio Oriente, da América Latina, da Austrália, da Indonésia e da África.

O Encontro teve como conferencistas o Vigário do Reitor-Mor (Pe. Francesco Cereda), o Procurador-Geral (Pe. Fausto Frisoli), o Secretário-Geral (Pe. Stefano Vanoli), um especialista em Direito Canónico (Pe. David Albornoz) e uma representante do departamento da Santa Sé para os assuntos económicos (Ir. Annunziata Remossi); contou também com a intervenção de um técnico em Informática, que apresentou uma nova base de dados biográficos, que passará a ser usada por toda a Congregação.

Este Encontro, o primeiro do género na Congregação, visou oferecer um melhor conhecimento da práxis administrativa, à luz do Código de Direito Canónico e do Direito Salesiano. Nesse sentido, aprofundou a contribuição que pode ser dada pelos secretários provinciais à ação de governo das Províncias, especialmente no que se refere à consistência das comunidades, à disciplina religiosa, à administração dos bens, à diversidade dos procedimentos administrativos e à sua fiel execução.

Aqueles dias estiveram intensamente preenchidos com contínuas sessões de trabalho, tanto da parte da manhã como de tarde, com exceção do dia 20, domingo, e do dia 23, ocupado com uma visita cultural ao mosteiro beneditino de Subiaco. Também tivemos a oportunidade de visitar o arquivo histórico da Congregação, onde nos foi dado observar alguns documentos de especial relevo, referentes a Dom Bosco, ao Pe. Miguel Rua e a Domingos Sávio.

Leia também  Salesianos do Porto acolhem comunidade de Teologia

A terminar esta breve crónica, duas notas ou impressões pessoais. Em primeiro lugar, verifica-se que não diferem muito de região para região as dificuldades ou os problemas que os secretários enfrentam no desempenho das suas funções. Por outro lado, apesar da diversidade de situações geográficas e linguísticas daqueles 52 secretários, transpareceu sempre na assembleia um ambiente de unidade e um sentimento de total dedicação a Dom Bosco e à Congregação.

Artigos Relacionados