Reitor-Mor apresentou Lema para 2015: “Como Dom Bosco, com os jovens, para os jovens”

O Pe. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, apresentou o seu primeiro Lema enquanto sucessor de Dom Bosco, coincidindo com o ano do bicentenário do Nascimento de Dom Bosco.

“Como Dom Bosco, com os jovens, para os jovens” foi o lema escolhido pelo Pe. Ángel, que procura ir direto ao coração da missão e do carisma de toda a Família Salesiana que, embora rica em diversidade de grupos, é convidada a unir-se com o mesmo fim: a partilha da missão salesiana a serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres.

A comunhão da Família Salesiana não deve terminar em si mesma, mas ser um dom na Igreja: o carisma salesiano é um dom para toda a Igreja, como todos os carismas doados pelo Espírito Santo para a missão evangelizadora, tal como também o evoca o Papa Francisco em sua “Evangelii Gaudium”.

O Pe. Fernández Artime não deixa de fazer memória da fonte do dinamismo apostólico que sustentava Dom Bosco e que deve amparar todos os membros da Família Salesiana: a caridade pastoral que tem no Coração de Jesus o modelo fundamental. A esse ícone faz referência a ação educativa salesiana, chamada como é a deixar-se envolver por Deus.

O Reitor-Mor insiste em dar atenção e privilegiar os jovens, especialmente os mais pobres. E convida todos a tornar próprio o apelo do Papa Francisco a ir às “periferias”, dizendo que “a periferia é constitutiva do nosso DNA salesiano”.

Valdocco e Mornese, na sua especificidade, foram “periferia” e hoje dizer “periferia” significa individuar “a estrela polar na navegação”: enquanto os últimos e os mais pobres – insiste o Pe. Fernández Artime – são “o específico do nosso DNA como carisma salesiano”.

O texto completo pode ser consultado aqui.

Artigos Relacionados