Primeira expedição missionária salesiana

Em 144 anos, e 150 expedições, mais de 9500 salesianos partiram de Turim enviados em missão.

A 11 de novembro de 1875, S. João Bosco entregou as Constituições da Sociedade de São Francisco de Sales ao primeiro grupo de salesianos missionários na pessoa de João Cagliero.

Naquela ocasião eram dez os salesianos enviados para a Argentina, seis jovens sacerdotes e quatro salesianos coadjutores. O chefe da expedição era o salesiano Pe. João Cagliero, que mais tarde foi ordenado bispo e posteriormente feito cardeal.

No dia 29 de setembro último, 36 Salesianos de Dom Bosco e 12 Filhas de Maria Auxiliadora integraram a 150.ª expedição salesiana enviada para quatro continentes.

Na mensagem do Reitor-Mor aos leitores do Boletim Salesiano no mês de novembro, o Pe. Ángel Fernández Artime faz o balanço.

“Na homilia partilhei com todos uma informação que não é apenas curiosa, mas que tem um grandíssimo valor carismático e de identidade salesiana. Informei que no Dicastério das Missões temos um livro em que estão registados todos os nomes dos missionários que partiram nas 150 expedições, e o primeiro nome é o de João Cagliero. O número total de salesianos até agora registados naquele livro é de 9.542 missionários, desde 1875. Mas sabemos que um milhar de outros foram enviados noutras circunstâncias, sem terem recebido oficialmente a cruz missionária em Valdocco. Não conheço o número das nossas irmãs missionárias Filhas de Maria Auxiliadora, mas são certamente vários milhares”.

Artigos Relacionados