Porto recebe 26.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos

A cidade do Porto vai acolher na próxima semana a 26.ª edição do maior evento nacional do desporto salesiano: os Jogos Nacionais Salesianos.

Estão inscritos cerca de 1800 atletas, dos 8 aos 18 anos, nesta que se prevê ser a edição mais participada dos JNS. De 1 a 4 de maio a cidade invicta vai receber cerca de 1800 atletas dos vários ambientes educativos dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, em Portugal continental, ilha da Madeira e Cabo Verde. Com os atletas viajam também até ao Porto as delegações das várias equipas, familiares e apoiantes.

Pela primeira vez os Salesianos do Porto serão a casa anfitriã dos Jogos Nacionais Salesianos, um evento que junta os alunos salesianos em sã competição desportiva. Devido à dimensão da organização, os Salesianos do Porto celebraram uma parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, para acolher as várias provas. Futsal, basquetebol, voleibol, natação, ténis de mesa e xadrez serão as modalidades praticadas nos diferentes recintos desportivos que passam pelo Multiusos de Gondomar, Complexo Desportivo de Valbom, Piscinas Municipais de S. Cosme, Ala de Nun’Álvares e Escola Secundária de Gondomar. No Porto, as competições decorrem no Colégio dos Salesianos do Porto.

As competições desportivas iniciam-se às 15 horas do dia 1 e terminam às 17 horas do dia 4.

A organização tem preparado um programa de animação noturna paralelo às competições com concertos, dança e DJ’s nos dias 2 e 3, entre as 21h00 e as 22h30, no recinto do Colégio Salesianos do Porto e no Multiusos de Gondomar. No dia 2 atuam a Banda Má Fortuna, às 21h, nos Salesianos do Porto, a Escola de Dança Alberta Lima, entre as 21h e 21h30, no Multiusos de Gondomar, e WildDuckDj, até às 22h30, também em Gondomar. No dia 3, sexta-feira, WildDuckDj vai actuar entre as 21h30 e as 22h30 nos Salesianos do Porto, enquanto que em Gondomar atuará entre as 21h e as 21h30 a Escola de Dança Dancing Stars. Depois dessa hora, e até às 22h30, o DJ Paulo Cardoso fará a animação da festa.

Leia também  Alunos Salesianos campeões no Torneio Inter Escolas de S. Vicente

Há também sugestões de sítios a visitar para quem vai acompanhar os JNS no Porto, com roteiros pelas ruas do Porto e de Gondomar. Sé do Porto, Estação de S. Bento, Igreja de S. Francisco, Palácio da Bolsa, Cadeia da Relação, Torre dos Clérigos, Pavilhão Rosa Mota, Igreja do Carmo com Igrejas das Carmelitas e Casa Escondida, Livraria Lello, Café Majestic e Capela das Almas; e em Gondomar, Igreja Matriz, Auditório do Largo do Souto, Monte Crasto, Câmara Municipal de Gondomar, Pólo de Gramido e a Fundação Júlio Resende são alguns dos locais.

Os Jogos Nacionais Salesianos são uma experiência desportiva, lúdica e cultural que se realiza anualmente desde 1992, em diversas cidades do país. O evento reúne atletas e comunidades educativo-pastorais num evento de família, de celebração e de festa, segundo um estilo próprio de educar e evangelizar: o estilo Salesiano.

Os jogos nacionais têm também o seu fundamento na intuição educativa de S. João Bosco (1815-1888), o fundador da Congregação Salesiana. Dom Bosco via no desporto uma fonte de equilíbrio e que oferecia aspetos específicos importantes para a formação integral dos jovens. Os Jogos são momentos que possibilitam a interação entre as diversas escolas fomentando as relações pessoais, convívio, partilha e a amizade.

Ao longo das 26 edições Mogofores, Vila do Conde, Manique, Poiares, Lisboa, Vendas Novas, Estoril, Funchal, Évora e Mirandela já receberam o evento. Este ano será a vez da cidade do Porto.

A organização convida a população a assistir aos vários jogos e a participar no programa da festa do desporto salesiano. A entrada é gratuita.

Para acompanhar no Facebook dos Jogos Nacionais Salesianos!

Artigos Relacionados