Pe. José Aníbal: “Sinto-me verdadeiramente motivado, para a responsabilidade que me é confiada”

São palavras do novo provincial da Província Portuguesa de Santo António, Pe. José Aníbal Mendonça que falava no final da Eucaristia da sua tomada de posse, ocorrida dia 22 de julho, na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres em Lisboa.

A cerimónia foi presidida pelo Pe. Stefano Martoglio, conselheiro regional da Congregação Salesiana para a Região Mediterrânea e, entre outros concelebrantes, estiveram também o provincial cessante, Pe. Artur Pereira, o novo vigário provincial e delegado da formação, Pe. João Chaves e o Pe. Tarcízio Morais, recém-nomeado pelo Reitor-Mor, para a equipa de Pastoral Juvenil Salesiana, em Roma.

Depois da saudação aos presentes, o Pe. Artur tomou a palavra agradecendo a presença do Pe. Stefano Martoglio como sinal de unidade ao Reitor Mor, ao Conselho e ao Centro da Congregação. Terminou a sua intervenção dando graças a Deus pelos seis anos em que foi provincial.

Na sua homilia, o Pe. Stefano Martoglio destacou o elevado número de pessoas ali presentes como um bonito gesto de acolhimento ao novo provincial naquele que, mais do que um momento jurídico, era um intenso momento de vida familiar. Ao Pe. Artur que ali cessou as suas funções como provincial, o Pe. Stefano agradeceu o seu trabalho e a sua entrega: “aceitaste, sacrificaste, foste fiel”. Elogiou os rasgos de prudência, equilíbrio, bondade, energia, largueza de vistas que caracterizou o serviço do Pe. Artur: “amaste, sofreste, seguiste o caminho da paciência”, disse.

Ao Pe. José Aníbal, o Pe. Stefano Martoglio, deixou duas recomendações. A primeira: “é-te pedido que ames mais a Jesus, que confies mais n’Ele, que faças mais silêncio e que reforces uma mais profunda amizade com Ele. Que cultives a paciência, a bondade e a misericórdia. Os irmãos, ao encontrar-te, deverão sentir um pouco a bondade do Bom Pastor.”

Leia também  Meetup Digital Salesiano de Comunicação: Escrita

Na sua segunda recomendação pediu ao Pe. Aníbal que procure fazer-se amar. Recordando a regra de Santo Agostinho quanto ao perfil do superior, o Pe. Stefano disse: “aquele que vos preside não se julgue feliz por dominar com poder mas por servir com a caridade. Prefere fazer-te amar que fazer-te temer a exemplo do Bom Pastor. Sê um pai, guia entusiasta, médico paciente; escuta, envolve, co-responsabiliza. Faz-te Eucaristia pelos teus irmãos.”

O delegado do Reitor-Mor terminou a sua homilia apelando à colaboração sincera e leal de todos e recordou a frase evangélica dita por Dom Bosco aos seus salesianos: “Tende Confiança”.

Após a homilia, teve lugar o rito de canónico de tomada de posse com a leitura do decreto do Reitor-Mor de 8 de Junho de 2017, a profissão de fé do Pe. José Aníbal com as mãos sobre os Evangelhos e a assinatura do documento de posse. No fim houve grande aplauso da assembleia e um abraço caloroso de acolhimento dos irmãos e dos membros da Família Salesiana, familiares e amigos presentes.

Após a leitura de um texto de acção de graças a Nossa Senhora Auxiliadora, tomou a palavra o Pe. José Aníbal para agradecer aos salesianos a confiança em si para esta nova missão: “acharam (os salesianos) que aquele menino que entrou há quarenta anos em Poiares, cresceu, de tal modo a poder assumir essas responsabilidades (…) foi com o vosso cuidado, com o vosso exemplo, com o vosso testemunho de vida, com a vossa amizade fraterna, que este menino cresceu (…) neste ato de tomada de posse, está também, cada um de vós a tomar posse.”

Antes de terminar a sua mensagem, o Pe. José Aníbal agradeceu também aos conselheiros cessantes Padres Simão Cruz e Tarcízio Morais e, ao Pe. Artur Pereira, o seu trabalho como provincial destacando o crescimento da Província “na tranquilidade, comunhão, vida espiritual, serviço aos jovens mais pobres, defesa dos irmãos, comunicação e publicação de escritos e eventos como as actividades do bicentenário do nascimento de Dom Bosco; participação e compromisso e empenho vocacional e missionário.”

Leia também  Homenagem ao Carisma salesiano na ONU

A celebração culminou com um almoço e partilha no refeitório dos Salesianos de Lisboa.

Artigos Relacionados