Participantes no encontro de diretores e colaboradores do Boletim Salesiano visitam Catacumbas de São Calisto

No Salesianum, em Roma, prossegue até domingo o encontro mundial de diretores e colaboradores das várias edições do Boletim Salesiano. Reunião começou na quinta-feira e tem focado a sua atenção na identidade comum das várias publicações e nos desafios particulares de cada realidade local.

O programa da tarde de sexta-feira, dia 20 de maio, incluiu uma visita ao jornal La Repubblica, um dos jornais diários mais vendidos em Itália, onde o grupo foi recebido pelo sub-diretor, Angelo Rinaldi.

De seguida, os 43 participantes visitaram as Catacumbas de São Calisto, local onde foram sepultados 13 Papas e vários mártires, entre os séculos I e IV. As Catacumbas de São Calisto são o primeiro cemitério onde os primeiros cristãos sepultavam os seus mortos. O local tornou-se também local de peregrinação para outros cristãos até ao século VIII, principalmente por ali se encontrarem nessa altura os restos mortais de 13 Papas e vários mártires. Atualmente o local pertence ao Vaticano, que procedeu à retirada e transferência dos restos mortais para várias igrejas da cidade de Roma.

No final da visita o grupo foi surpreendido com a presença do Pe. Pascoal Chávez, antigo Reitor-Mor, IX Sucessor de Dom Bosco, residente na Comunidade de São Tarcísio.

A reunião terminará amanhã, domingo, dia 22. O Pe. Francesco Cereda, Vigário do Reitor-Mor, presidirá à Eucaristia no dia do encerramento. Ao final da manhã o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, vai participar na reunião de conclusão do encontro.

(Notícia corrigida 25 maio 2016)

Artigos Relacionados