Paraguai: Cerca de 60.000 pessoas assistidas pelo Comité de Emergência do Distrito de Minga Guazú

Minga Guazú é uma cidade do Paraguai localizada na área central do Departamento do Alto Paraná. Os salesianos estão presentes na região com várias obras: o Instituto Dom Bosco, o Templo Dom Bosco, a paróquia Maria Auxiliadora, o Instituto Maria Auxiliadora e o Instituto Técnico Maria Auxiliadora. A comunidade salesiana de Minga Guazú também coordena o trabalho logístico do Comité Distrital de Emergência, criado no início da crise sanitária para aliviar, pelo menos em parte, as necessidades que começaram a surgir por parte das famílias mais vulneráveis ​​da cidade.

O Paraguai tem uma população de mais de sete milhões de pessoas e, segundo os dados mais recentes, possui 986 casos confirmados de Covid-19, com 11 mortos e 477 recuperados. Mas o país não pode baixar a guarda: luta no sentido de procurar garantir que a população não sofra as consequências ou a pobreza, geradas pelo confinamento.

“O milagre de Minga Guazú foi possível graças à colaboração de muitas pessoas que deixaram de lado bandeiras políticas e credos, associações e instituições como o Município e o Gabinete do Governador, além de uma presença muito forte de jovens da pastoral juvenil salesiana”, conta o Pe. Sergio Maciel, coordenador da Comissão.

Na primeira fase, a sede da Comissão foi sediada pela comunidade religiosa salesiana do km 20. Os cabazes de alimentos foram distribuídos para ajudar as famílias mais necessitadas, com a colaboração dos coordenadores das 65 capelas da paróquia. Quando a organização cresceu e a procura aumentou, foi decidido transferir a sede do comité para o Instituto Técnico Maria Auxiliadora, onde está até hoje.

Nesse árduo trabalho de apoio às famílias, tem sido fundamental a colaboração da Itaipu Binacional. Atualmente, a organização distribui produtos de necessidades básicas para cerca de 370 cantinas que servem os pobres de todo o distrito de Minga Guazú, beneficiando mais de 60.000 pessoas.

Leia também  Congresso Internacional de Obras e Serviços Sociais Salesianos reúne mais de 300 delegados

Segundo o Pe. Maciel, o trabalho corre “numa agradável atmosfera de alegria salesiana, uma verdadeira minga [trabalho comunitário, em língua quíchua, nota do editor], no estilo dos fundadores do Distrito”.

O Pe. Mario Villalba, Inspetor dos Salesianos do Paraguai e o P. Wilfrido Baez, Ecónomo Inspetorial, visitaram a comunidade e conheceram o trabalho dos Salesianos de Minga Guazú.

Artigos Relacionados