O verdadeiro Natal

Todos os anos, no jardim do adro da Igreja de Santo Condestável, em Lisboa, é erguido pela Junta de Freguesia de Campo de Ourique um presépio em tamanho natural que faz as alegrias dos pequenos e que não deixa indiferentes os adultos.

A paróquia de Santo Condestável aplaude esta iniciativa e acompanha com carinho e com algumas dicas a elaboração do presépio.

É bonito ver, num tempo que privilegia os símbolos pagãos e totalmente alheios ao verdadeiro Natal, o preservar da tradição do presépio feito na rua, para que todos possam ver e rezar. Estes símbolos continuam a mostrar o que está realmente no centro do natal: Jesus, o seu nascimento, o mistério da sua encarnação e da nossa salvação.

Ontem encontrei uma família diante do presépio: pai, mãe, quatro filhos pela mão e um na barriga. Perguntei: “Vieram ver o presépio?”. “Sim, senhor Prior, viemos. Eles pedem para vir todos os dias”, respondeu a mãe. Perguntei à pequenina que estava de mão dada com a mãe: “Então o que mais gostas no presépio?” A resposta deixou-me extasiado: “O Jesus. É tão bonito!”

É isto o Natal: Jesus, que é tão bonito!

Artigos Relacionados