MJS e Família Salesiana peregrinaram a Fátima

Alegria, felicidade, espanto, curiosidade e expetativa constante foram os sentimentos que os milhares de corações dos peregrinos da Família Salesiana (FS) e jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) acolheram nos dias 21 e 22 de maio durante a 64ª Peregrinação da Família Salesiana a Fátima e Dia MJS 2016.

Foi, sem dúvida, um grande fim de semana de festa juvenil e de grande partilha, do MJS e grupos da FS.

 O dia de sábado começou muito cedo para o MJS (em Mirandela, perto das 4.00h!), com uma caminhada desde os arredores de Fátima até ao Colégio de São Miguel, onde os jovens foram recebidos em ambiente de grande festa. Daí partiram para a Porta Santa da Basílica da Santíssima Trindade, onde houve tempo para um momento de recolhimento e oração.

Esta peregrinação, presidida pelo Cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga, sdb, juntou então FS e MJS para a saudação a Nossa Senhora do Rosário de Fátima pelas 17 horas seguindo-se o espetáculo “Arte e Fé” no auditório principal do Centro Paulo VI, com o tema “Got Mercy, mostra a tua forma de amar”. Durante o espetáculo os jovens das diferentes presenças salesianas – Externato N.ª Sr.ª do Rosário (Cascais), Casa Santa Ana (Setúbal), Colégio de N.ª Sr.ª do Alto (Faro), Centro Juvenil Salesiano de Arouca, Externato N.ª Sr.ª de Fátima (Arcozelo) e os colégios Salesianos do Estoril, Évora, Lisboa, Manique, Mirandela, Mogofores, Poiares, Porto e Vendas Novas, apresentaram as diferentes formas de amar que as obras de misericórdia nos possibilitam, utilizando para isso a alegria da dança, a expressividade do teatro, a dinâmica do cinema e a versatilidade da música.

No final do dia, e após o Rosário e Procissão das Velas, MJS e FS reuniram para uma vigília de oração na Capela da Ressurreição do Senhor e na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, respetivamente.

Leia também  XXV Jogos Nacionais Salesianos: reportagem RTP Madeira

No domingo a FS teve um encontro muito familiar com o Cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, sdb, seguindo-se o rosário na capelinha e a Missa do recinto do santuário.
MJS e FS viveram um fim de semana pleno de alegria e oração.

Artigos Relacionados